Há pelo menos cinco anos só cresce a busca pelos procedimentos estéticos não cirúrgicos ou minimamente invasivos. Em 2017 a revista Veja já noticiava que a procura por procedimentos não cirúrgicos havia aumentado 390% naquele ano e que, nos últimos anos, o aumento da procura por procedimentos não cirúrgicos e reparadores já havia superado a busca pelas operações estéticas. Fato é que seis anos depois, a busca por resultados naturais e tratamentos pouco invasivos são a maior tendência para todas as áreas da beleza e estética.
De acordo com o Sebrae, em reportagem de 2023, “o aumento na procura por procedimentos não invasivos tem relação com a busca pela beleza natural, segurança e por preços atrativos” — e cita o novo relatório da “The Business Research Company” que informou que o mercado global de tratamentos estéticos não invasivos cresceu de US $49,6 bilhões em 2022 para US $57,27 bilhões em 2023, a uma taxa composta de crescimento anual de 15,5%.
Quais os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais buscados?
Pouco mudou na lista feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) em 2017: preenchimento (1º), toxina botulínica (2º), peeling (3º), laser (4º) e suspensão com fios (5º). Uma lista atualizada dos procedimentos estéticos não cirúrgicos mais buscados fica assim:
-
Toxina Botulínica (Botox): Injeções de Botox são usadas para suavizar linhas e rugas faciais, relaxando temporariamente os músculos.
-
Preenchimento Dérmico: Substâncias como ácido hialurônico são injetadas para preencher áreas com perda de volume, reduzir rugas e melhorar a aparência da pele.
-
Peeling Químico: Uma solução química é aplicada na pele para remover camadas externas danificadas, promovendo a regeneração celular e melhorando a textura.
-
Microdermoabrasão: Um procedimento que esfolia suavemente a camada externa da pele, removendo células mortas e estimulando o crescimento de uma nova pele.
-
Laserterapia: Diversos tipos de lasers são usados para tratar manchas, cicatrizes, rugas e outras condições da pele, estimulando a produção de colágeno.
-
Radiofrequência: Esta tecnologia utiliza energia de radiofrequência para aquecer as camadas da pele, estimulando a produção de colágeno e melhorando a firmeza.
-
Criolipólise: Um procedimento não invasivo que utiliza temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir as células de gordura, ajudando na redução de medidas.
-
Luz Pulsada Intensa (IPL): Uma tecnologia que usa luz para tratar manchas na pele, sardas, rosácea e outros problemas dermatológicos.
-
Tratamentos Faciais com PRP: O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) é extraído do próprio sangue do paciente e reinjetado na pele para estimular a regeneração celular.
- Fios Tensores: Fios absorvíveis são inseridos sob a pele para proporcionar um efeito lifting temporário, estimulando a produção de colágeno.
5 tendências em procedimentos estéticos não cirúrgicos
A cada dia o avanço tecnológico oferece novos recursos e soluções em procedimentos estéticos. A Dra. Ana Carulina, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, listou em reportagem do portal Terra os 5 procedimentos estéticos que dominarão o mercado da beleza nos próximos anos.
-
Profhilo: o primeiro da lista é um produto com alta concentração de ácido hialurônico, capaz de atuar de forma multinível na pele e remodelar suas estruturas, promovendo sustentação e elasticidade. Segundo a Dra. Ana, o Profhilo “é um bioremodelador que permite maximizar os traços únicos de cada paciente, mantendo a essência e a sofisticação da naturalidade”.
-
Liftera: Um Ultrassom microfocado que promove pontos de coagulação em camadas profundas até chegar na pele. Dessa forma ele produz um efeito "lifting" no rosto e diminui a papada e flacidez facial — sem dor, sem necessidade de anestésico e nem downtime.
-
Fio de PDO tipo Hight-Tech: Este é um dos tratamentos ideais para quem busca envelhecer melhor. Os fios do tipo Hight-Tech são uma versão mais potente e de longa duração e que produz um lifting imediato.
-
Emptiers: Também conhecidos como Lipo Enzimática, os Emptiers são como "esvaziadores" de gordura injetáveis. Produtos e mesclas que são aplicados em áreas de gordura localizada com o propósito de destruir essas células. Podem ser aplicados na face ou em qualquer área corporal.
- Rejuvenescimento Íntimo: A estética íntima também está entre as tendências que ganharam muita força nos últimos anos. Ao contrário do que muitos pensam, o rejuvenescimento íntimo é composto por vários tipos de procedimentos não invasivos na região genital que tem como foco melhorar a firmeza e elasticidade da pele local.
Se você se interessa por esse assunto, você precisa conhecer a Pós-graduação da USCS em Enfermagem Estética. Faça sua inscrição no mês de Outubro e estude em nossos campus em Santos ou em São Caetano do Sul. Seja bem-vindo à Pós USCS.