A Psicopedagogia atua diretamente na transformação do processo educativo, recebendo destaque frente aos desafios enfrentados pelo sistema educacional. O psicopedagogo possui um papel fundamental na identificação, intervenção e tratamento de dificuldades de aprendizagem. Entretanto, o profissional pode optar por atuar em contexto clínico ou institucional, aplicando suas práticas de maneiras diferenciadas.
Para entender as principais diferenças entre Psicopedagogia Institucional e Clínica, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Como Entender o Comportamento das Pessoas: Conheça a Psicopedagogia
- A Importância da Psicopedagogia na Identificação e Intervenção de Dificuldades de Aprendizagem
- Psicopedagogia: Como Se Especializar Para o Futuro da Educação
- A Psicopedagogia e a profissão de Psicopedagogo
- Psicopedagogia Institucional e Clínica: o que é e como o profissional atua?
O que é Psicopedagogia
A Psicopedagogia é um estudo que une os conhecimentos da psicologia com os conceitos fundamentais da pedagogia, com a finalidade de oferecer ao assistido um atendimento especializado sobre suas dificuldades de aprendizagem.
Enquanto a psicologia se atém a oferecer uma compreensão ampliada do desenvolvimento e comportamento humano, a pedagogia oferece uma alternativa prática que se adequa ao estudo aplicável no âmbito educacional. Desta forma, a área da Psicopedagogia é fundamental pois atua na educação e desenvolvimento individual.
O profissional responsável por essa atuação é o psicopedagogo, conduzindo o processo de identificação de barreiras e transtornos que possam impedir o pleno desenvolvimento cognitivo e emocional do indivíduo atendido. Tais profissionais podem atuar tanto na esfera institucional, quanto clínica, promovendo em ambas a facilitação e melhoria da aprendizagem.
A área da Psicopedagogia, apesar de focar nos conceitos pedagógicos e psicológicos, é multidisciplinar, abrigando conhecimentos de diversas outras áreas como neurologia, psicolinguística e antropologia.
Psicopedagogia Institucional: O que é, quem atua e onde trabalha?
A abordagem institucional da Psicopedagogia possui uma visão ampla desse conhecimento. Ao considerar as relações e interações em um contexto organizacional, a Psicopedagogia Institucional se responsabiliza pelo desenvolvimento de programas que visem um favorecimento do processo de ensino e aprendizagem, atuando na capacitação de educadores e gestores organizacionais. O psicopedagogo frequentemente que atua neste âmbito profissional atua em conjunto com outros profissionais especializados.
O que é Psicopedagogia Institucional?
A Psicopedagogia Institucional possui foco no processo de aprendizagem e ensino dentro de instituições, tais como escolas e empresas. Ao promover a inclusão educacional e social em um contexto organizacional, o psicopedagogo que se destina à prática institucional atua na valorização da diversidade e inclusão, promovendo uma melhoria no processo de aprendizagem.
O psicopedagogo é encarregado de desenvolver desde o planejamento pedagógico, até a implementação de estratégias adequadas que visem o aprimoramento do desempenho e bem-estar dos assistidos no processo educacional.
Quem pode atuar em instituições?
Para exercer o cargo de psicopedagogo institucional, é necessário que o profissional graduado em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia ou assistência social, se especialize com uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional. Desta forma, o profissional estará habilitado para exercer funções em âmbito organizacional.
Onde trabalha o psicopedagogo institucional?
Em contexto institucional, o psicopedagogo atua na estruturação e dinâmica da instituição, melhorando o ambiente educacional. O profissional pode atuar em:
- Escolas;
- ONGs;
- Centros comunitários;
- Entre outros ambientes institucionais.
Nas instituições educacionais, esses especialistas são responsáveis por promover um ambiente de ensino inclusivo e que seja adaptável às necessidades dos assistidos. Além dos alunos, também atuam diretamente em conjunto com professores, coordenadores, pais e responsáveis, oferecendo o suporte necessário ao desenvolver estratégias personalizadas para cada caso. Deste modo, todos os estudantes conseguem receber a atenção necessária sobre suas dificuldades, evoluindo em suas trajetórias educacionais.
Psicopedagogia Clínica: O que é, quem atua e onde trabalha?
A Psicopedagogia Clínica se concentra exclusivamente em atendimentos individualizados, onde o psicopedagogo colabora diretamente com a família do indivíduo assistido e com a escola, oferecendo um acompanhamento eficaz do caso clínico. Essa especialização busca ofertar ao indivíduo a possibilidade de superar as barreiras existentes no seu processo de aprendizagem por meio do desenvolvimento de habilidades pontuais.
O que é Psicopedagogia Clínica?
Especializada em lidar com o processo de aprendizagem humana sob um viés individualizado, a Psicopedagogia Clínica possui foco em identificar, analisar e promover soluções aplicáveis para problemas que afetem diretamente o desenvolvimento cognitivo de indivíduos, independente da idade destes.
O psicopedagogo clínico tem a outorga de realizar avaliações visando a identificação de problemas de aprendizagem e comportamento, bem como podem desenvolver planos de tratamento personalizados para cada indivíduo, ajudando-o a superar tais dificuldades.
Quem pode atuar em clínica?
Para atuar em contexto clínico, o profissional graduado em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia ou assistência social, precisa necessariamente de uma especialização em uma pós-graduação em Psicopedagogia Clínica. Assim, o profissional se habilita para exercer funções clínicas específicas.
Onde trabalha o psicopedagogo clínico?
Na clínica, o psicopedagogo atua com casos específicos, podendo oferecer atendimento especializado à todas as idades, indo além do ambiente escolar, voltado para indivíduos que apresentem dificuldades de aprendizagem. Em sua atuação clínica, podem colaborar com pedagogos e outros profissionais da área da saúde, visando oferecer ao assistido um apoio mais adequado, além das orientações necessárias.
Esse profissional se atenta também aos aspectos emocionais, cognitivos e sociais que possam influenciar no processo de aprendizagem do atendido, sempre buscando compreender o sujeito em sua singularidade, oferecendo alternativas para melhor desenvolver as habilidades necessárias para construir o conhecimento de forma significativa.
Diferenças entre as áreas clínica e institucional
O principal diferencial entre as áreas de atuação da Psicopedagogia Clínica e Institucional está no contexto onde essa ciência será aplicada, portanto, seu foco diferencia-se. Enquanto a Psicopedagogia Clínica possui caráter mais individualizado, focado em um único indivíduo e suas necessidades individuais, a Psicopedagogia Institucional se destina ao âmbito educacional e organizacional, de modo que o psicopedagogo especializado para atuar em tais contextos se insiram de modo mais expansivo, tratando com o coletivo.
O psicopedagogo institucional objetiva otimizar processos ao identificar possíveis barreiras que impeçam o pleno desenvolvimento de grupos educacionais, já o psicopedagogo clínico se atém a avaliar, diagnosticar e tratar dificuldades específicas. Ambos possuem como objetivo a promoção de uma educação mais eficiente e inclusiva, sendo as áreas clínica e institucional modalidades complementares. Ao melhorar as condições de aprendizado para ocorrer da melhor maneira possível, seja para um indivíduo ou para ao coletivo, esses profissionais se fazem de extrema importância no processo de ensino.
Especialize-se em Psicopedagogia Institucional e Clínica!
Se você quer ter a flexibilidade de atuar tanto em âmbito institucional, quanto clínico, conheça o curso de Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Essa especialização é ideal para os profissionais que buscam um conhecimento aprofundado que una os conceitos fundamentais da pedagogia com os conhecimentos da psicologia.
Com um corpo docente formado por mestres e doutores, a Pós USCS oferece aos alunos do curso de Psicopedagogia uma formação completa e sólida que irá capacitar os profissionais para atuar em clínicas e instituições especializadas prestando auxílio direto aos indivíduos.
O curso da pós em Psicopedagogia tem duração de 12 a 18 meses e pode ser realizado inteiramente à distância, com carga horária total de 600h, sendo 500h de conteúdo teórico sólido e aprofundado + 100h de estágio supervisionado, visando um melhor aproveitamento do curso.
Não perca a oportunidade de enriquecer seu conhecimento e expandir suas habilidades profissionais. A Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica é a escolha ideal para aqueles que desejam ser o futuro da profissão.