Setembro Amarelo: Como Promover a Saúde Mental no Trabalho?

Setembro Amarelo: Como Promover a Saúde Mental no Trabalho?

image


Atualmente, é de extrema importância que o ambiente corporativo esteja preparado para lidar com seus colaboradores sem afetar a saúde mental destes. Para que isso seja possível, a Psicologia Organizacional se insere como grande aliada na promoção da saúde e bem-estar no ambiente corporativo.
 
Para descobrir como é possível promover a saúde mental no ambiente profissional, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

O que é o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de iniciativa global que tem como objetivo a conscientização de pessoas sobre a importância da prevenção do suicídio, bem como a promoção de ações voltadas para a saúde mental. No Brasil, o Setembro Amarelo foi oficialmente aderido em 2014 com o apoio de organizações de saúde como o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
 
A cada ano que passa, a campanha se fortalece em nível de apoio e visibilidade, sendo o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio celebrado oficialmente em 10 de Setembro - data a qual a campanha tende a se intensificar com ações preventivas ao redor do mundo, apesar da iniciativa acontecer durante o ano inteiro.
 
O Setembro Amarelo é de extrema relevância pois auxilia na conscientização e disseminação de informações que podem ajudar pessoas que estejam passando por momentos difíceis; um dos exemplos é a divulgação massiva dos canais de apoio do CVV.
 

Desafios para a saúde mental no trabalho

No ambiente de trabalho, a saúde mental se intensifica enquanto preocupação pois a constante pressão, demandas inatingíveis e competitividade ao extremo podem afetar de forma negativa o psicológico dos trabalhadores. Confira alguns dos problemas mais comuns que podem aparecer por conta do trabalho:
 
1. Síndrome de Burnout
Trata-se de um esgotamento mental e emocional que ocorre por excesso de trabalho e aumento de pressão. São os principais sintomas o cansaço mental e físico, insônia, perda de apetite, despersonalização, desânimo e sentimentos de fracasso e insegurança.
 
2. Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Pode ocorrer em ambientes de trabalho com muito estresse, pressão e imposição de altas expectativas, causando nervosismo, preocupação excessiva, inquietação, tensão muscular e irritabilidade.
 
3. Transtornos alimentares (TA)
Anorexia e Bulimia são alguns dos transtornos alimentares que podem se desencadear por conta de um ambiente de trabalho que promova padrões rígidos de imagem corporal.
 

Como promover a saúde mental no trabalho

São diversas as ações que uma empresa pode realizar para promover a saúde mental no trabalho, sendo as organizações as principais responsáveis por assegurar ao trabalhador um ambiente de trabalho saudável para que todos consigam melhor realizar suas funções. Confira algumas das ações que podem ser tomadas:
 
1. Incentivo ao autocuidado
Ao ofertar atividades como sessões de meditação e aconselhamento, o estresse no ambiente de trabalho pode ser reduzido, possibilitando ao funcionário maior relaxamento e realização para dar continuidade ao seu ofício.
 
2. Palestras e workshops
Com a participação de especialistas em saúde mental para debater tópicos relevantes sobre o cuidado em ambiente de trabalho, muitos funcionários podem se sentir motivados. Alguns dos temas que podem ser abordados são dicas de gerenciamento de estresse, a importância da prevenção ao suicídio e como promover o bem-estar emocional.
 
3. Capacite os gestores
Ao capacitar os gestores, estes conseguem identificar padrões nos membros da equipe que podem ser sinais de problemas de ordem mental; desse modo, se faz possível ajudar o profissional com uma abordagem mais assertiva quando for necessário.
 
4. Adote a Comunicação Aberta
Com o incentivo à comunicação adequada entre colegas e gestores, o ambiente de trabalho passa a ser um local confortável onde todos conseguem falar abertamente sobre preocupações e problemas pessoais.
 

Psicologia Organizacional: O que é e como pode ajudar?

A Psicologia Organizacional, conhecida também como Comportamento Organizacional, é uma área da psicologia que se destina ao estudo do comportamento humano, seja ele individual ou coletivo, em ambiente corporativo.
 
Ela é a grande responsável por contribuir com o bem-estar dos funcionários no trabalho, utilizando-se da psicologia para aumentar a qualidade de vida e desempenho de atividades em ambiente empresarial.
 
Com o auxílio da Psicologia Organizacional as empresas conseguem melhorar a produtividade dos funcionários ao reduzir níveis de estresse, aumentar o grau de satisfação pessoal e trabalhista, além de melhorar a motivação dos trabalhadores.
 

Especialize-se com a Pós EAD em Psicologia Organizacional da USCS

Se você está buscando uma capacitação que te permita atuar na promoção da saúde mental em ambiente de trabalho, a Universidade Municipal de São Caetano idealizou o curso perfeito: Conheça a Pós-graduação EAD em Psicologia Organizacional.
 
A Pós em Psicologia Organizacional é à distância, com a flexibilidade e acessibilidade que você precisa para integrar seus estudos à sua rotina diária, sem comprometer a qualidade da sua formação.
 
O curso pode ser realizado entre 12 e 18 meses e conta com carga horária total de 420h. São alguns destaques da matriz curricular:
  • Comportamento humano nas organizações;
  • Qualidade de vida, responsabilidade social e inclusão social;
  • Coaching;
  • Gestão de desempenho;
  • Analise transacional nas organizações;
  • Avaliação de perfis comportamentais;
  • E muito mais!
Só com a Pós-graduação EAD em Psicologia Organizacional você atinge seus objetivos profissionais e conquista melhores posições no mercado de trabalho.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699