Nossa alimentação influencia o funcionamento de nosso organismo de forma geral, e é por meio de alguns sinais que nosso corpo denuncia a deficiência de nutrientes. Diante de rotinas cada vez mais agitadas, as pessoas acabam negligenciando suas refeições, e isso causa um impacto ruim em sua saúde.
Uma rotina alimentar deficiente pode desencadear sintomas de doenças físicas e mentais. Para diagnosticar a falta de alguns nutrientes, é preciso realizar exames que identificam essas deficiências, como o hemograma, a ferritina e a transferrina, e outros tipos de testes podem ser solicitados por médicos.
VEJA TAMBÉM:
O que são alimentos funcionais?
Os alimentos podem ajudar no processo de cicatrização?
Psicologia da alimentação: a influência de outras pessoas em nossas refeições
Sinais que indicam uma nutrição deficiente
• O corpo não produz um novo osso tão facilmente quanto reabsorve o osso antigo, problemas dentários e raquitismo podem indicar que o corpo está precisando de cálcio. Esses sinais não são identificados no dia a dia, para isso, é preciso a realização de exames para o diagnóstico.
• Quando se trata da necessidade de ferro, o corpo dá alguns sinais, como cansaço constante, principalmente durante períodos de atividade física. Em casos em que a deficiência não é diagnosticada, as chances de acontecer a evolução para um quadro de anemia aumentam significativamente.
• Diarreia constante, queda de cabelo e inflamações na pele podem indicar a falta de zinco no corpo.
• Enfraquecimento dos ossos, dores musculares e dificuldade de cicatrização são sinais que o corpo dá quando existe uma escassez de vitamina D.
• Sentir cãibras recorrentes é um sinal de que nosso corpo precisa de potássio.
Para evitar que problemas relacionados à nossa nutrição se agravem, é preciso fazer acompanhamentos médicos e nutricionais constantes. Por meio um atendimento especializado, é possível contornar problemas de saúde com uma alimentação saudável e rica em nutrientes. O nutricionista desempenha um papel importantíssimo de restauração à saúde física e mental das pessoas.
Conheça os cursos de pós-graduação em Nutrição da USCS: http://bit.ly/2N5PJ4d