Pode-se aplicar uma série de técnicas de neuromarketing para tornar o ambiente do supermercado mais acolhedor, fresco e saudável, e isso tem um objetivo: incentivar o consumo. Tudo dentro do ambiente de um supermercado é pensado, desde a música até a disposição dos alimentos nas prateleiras.
Quais são as técnicas mais utilizadas?
Produtos que são dispostos de forma estratégica nas prateleiras, ou seja, tudo que está ali foi de caso pensado. Por exemplo, há alguns produtos que são mais difíceis de vender, por isso, são colocados na altura dos olhos, pois isso pode ajudar a impulsionar a venda.
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Para o público infantil, a estratégia mais utilizada é colocar os produtos de seu interesse a sua altura. Por isso, é comum vermos que tudo que é direcionado para as crianças está no nível mais baixo das prateleiras, para ficar acessível.
As músicas que tocam também são escolhidas de forma estratégica, e sempre são os ritmos mais calmos. O efeito psicológico se dá pelo fato de que as músicas românticas, por exemplo, acabam deixando perceptíveis algumas lacunas emocionais e, de alguma forma, a pessoa tentará preencher esse “vazio” comprando algo.
Legumes, verduras e frutas costumam estar posicionados na entrada dos supermercados. Você já percebeu isso? Trata-se de uma estratégia, já que esses alimentos remetem à ideia de coisas frescas e saudáveis, o que deixa o consumidor se sentindo bem. Alguns estabelecimentos chegam a pulverizar as frutas de tempos em tempos, isso é uma técnica para deixar os alimentos mais frescos e atraentes para os clientes.
Sabe aquele cheirinho de pãozinho no forno? Então, essa é mais uma estratégia amplamente utilizada. O aroma do pão fresco estimula o cliente e o deixa com “água na boca”, consequentemente, a pessoa pode comprar mais produtos do que havia planejado.
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