5 passos para melhorar na Gestão de Pessoas

5 passos para melhorar na Gestão de Pessoas

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São inúmeros os desafios enfrentados pelas empresas e que devem ser superados, sendo necessária a implementação de várias estratégias que visem manter o time de trabalho produtivo e satisfeito no ambiente corporativo. Com a gestão estratégica de pessoas correta, se evita a aparição de tais desafios, bem como passa a ser possível a garantia do engajamento em ambiente corporativo e saúde mental dos colaboradores.
 
Para conhecer os cinco passos fundamentais para se melhorar na Gestão de Pessoas, continue a leitura!
 
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A gestão de pessoas é um conjunto de técnicas, frequentemente atribuídas ao setor de Recursos Humanos, que tem como objetivo principal o desenvolvimento dos funcionários nas empresas.
 
Entretanto, a gestão de pessoas não se restringe somente ao RH, sendo também de responsabilidade de todos os que lidam diretamente com colaboradores. Desta forma, o gestor de pessoas pode atuar de diversas formas para promover um melhor ambiente corporativo, como por exemplo:
  • Fazer a manutenção da cultura organizacional;
  • Promover ações de comunicação interna;
  • Capacitar líderes e colaboradores; e 
  • Desenvolver estratégias que garantam a satisfação dos funcionários.
O gestor de pessoas tem como obrigação desenvolver planos estratégicos para assegurar melhores condições trabalhistas para os funcionários, garantindo a segurança física, mental e financeira. Isso pode ser atingido com base nos cinco principais passos:
  • Escutar a equipe;
  • Adotar novas políticas de trabalho;
  • Desenvolver lideranças;
  • Manter a cultura organizacional ativa; e
  • Investir em capacitação
A seguir, confira os 5 passos para melhorar na Gestão de Pessoas com dicas aplicáveis e descubra como promover a diferença no ambiente corporativo.

1. Escute a equipe

A comunicação é a peça-chave para a prevenção de erros e conflitos em uma empresa. Com uma comunicação interna bem alinhada, o clima organizacional tende a se tornar mais confortável e agradável para todos os colaboradores. Além disso uma boa comunicação consegue promover um ambiente de trabalho mais horizontal e transparente.
 
Visando a melhoria na comunicação interna da corporação, há dicas valiosas que devem ser seguidas; uma delas é investir na centralização de informações de forma não burocrática para que todos consigam acessá-las. Outra recomendação de especialistas para melhorar nesse âmbito é a atenção redobrada para a escolha do canal comunicativo correto, seja este e-mail, reuniões, ou mensagens de texto.
 
É importante também que os gestores se atentem ao tipo de discurso a ser usado com cada perfil, bem como devem exercer a prática da escuta ativa, observando com atenção o que dizem os demais funcionários para compreenderem o que é de fato necessário para a realização de um trabalho mais qualitativo.
 

2. Adote novas políticas de trabalho

Após a pandemia do Covid-19, as estruturas formalistas de trabalho encontraram um abalo profundo onde para o mercado se adequar às novas imposições certas coisas como o modelo trabalhista precisou mudar.
 
Atualmente, há diversos modelos de trabalho, sendo eles o presencial, semi-presencial/híbrido e o home-office. Uma das estratégias que podem ser aderidas pelas corporações para aumentar a motivação de seus funcionários é investigar qual modelo melhor atenderia as necessidades desses colaboradores de acordo com seus cargos.
 

3. Desenvolva lideranças

Para desenvolver lideranças é necessário ofertar um treinamento adequado que fortaleça no indivíduo as principais competências que um líder deve ter. Para isso, é importante que o responsável pela gestão de pessoas consiga identificar nos líderes os pontos que devem ser melhorados, para assim traçar um plano estratégico que supra tais dificuldades.
 

4. Mantenha a cultura organizacional ativa

Para manter uma cultura organizacional clara e valorosa para a empresa, é importante que esta seja ativa. Um dos passos para implementar isso é delimitar com exatidão os propósitos e objetivos da organização para melhor orientar os colaboradores em suas demandas.
 
A empresa tem o papel de se demonstrar comprometida com seus funcionários, desenvolvendo um propósito central capaz de cativar as pessoas para que elas trabalhem para um objetivo maior. É sabido que os colaboradores comprometidos e engajados com a causa da corporação são os mais ativos e que entregam mais resultados; para arrematar funcionários que se engajem desta forma, a empresa pode optar por oferecer benefícios que atendam as necessidades do time, tais como salários atrativos, planos de carreira bem estruturados, possibilidade de crescimento profissional, entre outros.
 

5. Invista em capacitação

Um dos passos principais a ser adotado pela gestão de pessoas é a garantia de capacitação para toda a equipe, não somente aos gestores. A liderança de fato desempenha um papel fundamental na produtividade de um time, porém, se somente o líder se capacitar, sua equipe dificilmente conseguirá o acompanhar.
 
O aprimoramento contínuo é de máxima relevância para que todos consigam atingir bons resultados em suas devidas funções. Uma dica para que isso seja possível é apostar em treinamentos específicos para a equipe, realizados dentro da empresa com base em sua cultura interna. Outra possibilidade é a corporação estimular a realização de cursos externos ao ambiente de trabalho que contem com parcerias ou convênios para que todos se aprimorem.
 
Uma boa gestão de pessoas consegue proporcionar maior autonomia e flexibilidade aos trabalhadores, estimulando trocas e experiências para que estes encontrem no ambiente de trabalho maiores possibilidades de crescimento pessoal e profissional, além de alto grau de satisfação.
 

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