6 razões para integrar a avaliação neuropsicológica no tratamento médico

6 razões para integrar a avaliação neuropsicológica no tratamento médico

image


A avaliação neuropsicológica surge enquanto importante aliada nos diagnósticos e tratamentos médicos, tendo como principal objetivo mensurar o desempenho cognitivo do indivíduo assistido, avaliando suspeitas de alterações cerebrais tais como retardo mental e transtornos e disfunções mentais.
 
Ao unir conhecimentos valiosos em neurociência e psicologia, a Neuropsicologia consegue oferecer uma compreensão abrangente do funcionamento de um indivíduo e como o cérebro deste exerce influência sobre suas funções cognitivas como atenção, memória, linguagem, atenção, raciocínio, função executiva e muito mais.
 
Para saber mais sobre como a avaliação neuropsicológica consegue contribuir para com a medicina, continue a leitura.
 
LEIA TAMBÉM:

Benefícios da Neuropsicologia para a medicina

Conheça seis benefícios que a Neuropsicologia pode agregar no tratamento médico:
 
1. Diagnósticos preciso
A avaliação neuropsicológica, por ser completa em todos os aspectos, possibilita o desenvolvimento de diagnósticos precisos; assim, médicos conseguem melhor identificar os pontos fortes e fracos do paciente, se atentando a padrões comportamentais que se relacionem ao seu estado cognitivo.
 
Para casos delicados e complexos, tais como demência, lesões cerebrais ou problemas relacionados ao funcionamento cerebral, é imprescindível a formulação diagnóstica clínica pois, desta maneira, se faz possível desenvolver um tratamento mais adequado junto ao paciente e seus familiares ou cuidadores.
 
2. Economia de tempo
A parceria entre um neuropsicólogo e um médico, em âmbito clínico, pode ser benéfica para ambos mas, em especial para o médico uma vez que o neuropsicólogo, por meio da avaliação neuropsicológica, consegue otimizar seu tempo. Os neuropsicólogos são os profissionais responsáveis por estudar a maneira como o cérebro funciona para, a partir disso, desenvolver diagnósticos mais rápidos e precisos.
 
Portanto, ao colaborar com um especialista em Neuropsicologia, o médico consegue oferecer um melhor atendimento ao paciente, além de um diagnóstico preciso com um tratamento adequado para a questão a ser tratada.
 
3. Tratamentos personalizados
Junto ao neuropsicólogo, o médico consegue desenvolver planos de tratamento mais assertivos, visando o tratamento de problemas cognitivos específicos, além de oferecer tratamentos personalizados para cada pessoa visando a obtenção de melhores resultados e a promoção de um bem-estar maior.
 
4. Melhoria do processo de aprendizado
Por meio da avaliação neuropsicológica é possível a identificação de problemas ou deficiências que afetem o processo de aprendizagem de um indivíduo. A partir deste conhecimento, o médico, junto ao neuropsicólogo, consegue oferecer um atendimento integrativo contando com técnicas e práticas visando a otimização da memória e aprendizado.
 
5. Eficiência no tratamento
Ao possuir um conhecimento amplo e aprofundado sobre as questões cognitivas do paciente facilitadas por avaliações neuropsicológicas, os profissionais conseguem desenvolver um tratamento mais eficiente e eficaz. Ao adaptar intervenções clínicas pautadas em perfis cognitivos específicos, tanto médicos, quanto neuropsicólogos conseguem economizar recursos e, assim, reduzir desgastes físicos, emocionais e financeiros.
 
6. Cuidado com a saúde mental
Outro aspecto facilitado pela avaliação neuropsicológica é a atenção sobre a saúde mental do paciente, bem como a oferta de tratamentos que visam melhorar seu bem-estar emocional. Condições como depressão e ansiedade são grandemente beneficiadas pelo plano estratégico de tratamento neuropsicológico, podendo melhorar significativamente quando o paciente se mantém engajado com a busca por automelhoria, realizando demais exercícios e tarefas estipulados pelo neuropsicólogo.
 

Neuropsicologia como área interdisciplinar

A Neuropsicologia consegue ser uma importante aliada para áreas diversas da saúde, como por exemplo a medicina e a psicologia. Diversos profissionais conseguem se beneficiar das avaliações neuropsicológicas, podendo, a partir destas, desenvolver planos estratégicos de tratamento.
 
Além disso, os vários profissionais de áreas correlatas conseguem se unir em prol de oferecer um melhor atendimento para o paciente em questão, interpretando os resultados da avaliação e oferecendo visões diferenciadas segundo os domínios que cada um possui visando compreender profundamente o cenário cognitivo do paciente.
 
A parceria fornecida pela interdisciplinaridade da Neuropsicologia possibilita a tomada de decisões mais informadas, com uma abordagem intervencionista mais adequada e personalizada para cada paciente, além de melhor orientar a tomada de decisões médicas para atingir melhores resultados.
 

Desenvolva avaliações neuropsicológicas com excelência com a Pós USCS

Se você deseja desenvolver avaliações neuropsicológicas com maestria, conseguindo melhor auxiliar seus pacientes, a Pós-graduação em Neuropsicologia, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é a escolha assertiva.
 
Com um ensino sólido e atualizado, a Pós USCS conta com um corpo docente formado por mestres e doutores, fornecendo aos alunos do curso de Neuropsicologia uma formação completa para se capacitarem para atuar em clínicas especializadas.
 
O curso da Pós em Neuropsicologia pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul, contando com duração de 18 meses e carga horária total de 360h. São alguns dos destaques da matriz curricular:
  • Neurociências e suas áreas;
  • Neuropsicologia e o desenvolvimento humano;
  • Escolas psicológicas;
  • Práticas da neuropsicologia;
  • E muito mais…
Não perca tempo adiando seu futuro e conheça a Pós-graduação em Neuropsicologia. Aqui você encontra a chance que precisava para se tornar a diferença na vida de seus pacientes. Vem pra USCS!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699