7 em cada 10 empresas no Brasil adotam práticas de ESG; Entenda

7 em cada 10 empresas no Brasil adotam práticas de ESG; Entenda

image


Em pesquisa desenvolvida pela Amcham Brasil, foram analisadas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) em 678 negócios. Tal estudo permitiu uma compreensão ampliada sobre a adesão de ESG nas empresas brasileiras, onde 7 em cada 10 instituições implementaram ou deram inicio a alguma prática em seus negócios.
 
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
 
LEIA TAMBÉM:

Panorama ESG 2024

A Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil) atestou em seu levantamento anual, ‘Panorama ESG 2024’, um aumento de 24% de empresas a adotarem práticas de ESG em comparativo ao ano anterior (2023), onde a pesquisa foi realizada com 687 líderes empresariais brasileiros.
 
Dos dados coletados na pesquisa, 57% das empresas analisadas, juntas, somam um faturamento de R$ 756 bilhões, empregando meio milhão de pessoas. Em um movimento orientado pelo setor industrial, a implementação de iniciativas sociais e ambientais se sobressaem, justificando o total de 45% das empresas que se declaram nos estágios iniciais de implementação das práticas de ESG.
 

Principais conclusões do estudo

O panorama anual de ESG chegou a importantes conclusões sobre as companhias brasileiras considerando a implementação de práticas de sustentabilidade por estas. Confira os principais apontamentos levantados pelo estudo:
 
1. Crescente adesão à agenda ESG
Em comparativo a 2023, no ‘Panorama ESG 2024’ foi identificado um crescimento na adoção de práticas ESG, onde 7 em cada 10 empresas analisadas já estão implementando tais práticas voltadas para a sustentabilidade.
 
2. Importância da liderança empresarial
Cerca de 77% dos entrevistados consideram os CEOS como peças fundamentais na adoção estratégias de sustentabilidade nas companhias, demonstrando suas influências no processo de, não apenas integrar, mas direcionar a adesão de práticas ESG em suas empresas.
 
3. Motivações para adoção ESG
As principais motivações da adoção das práticas voltadas para a sustentabilidade (ambiental, social e de governança) dividem-se em duas frentes; 78% dos entrevistados apontou o desejo em causar um impacto ambiental e social positivo e 77% demonstrou a preocupação com o fortalecimento da reputação corporativa frente ao mercado.
 
4. Desafios e oportunidades
Das empresas analisadas, 40% apresentaram, até o momento da pesquisa, alguma dificuldade em aplicar as práticas de ESG, sendo alguns dos motivos a falta de conhecimento interno, ausência de visão estratégica e falta de recursos financeiros para investimento em sustentabilidade. Entretanto, uma vez que superados os desafios, as companhias se posicionam em direção à expansão e inovação no mercado.
 
5. Progresso nas práticas ESG
Com um rápido progresso nas práticas de sustentabilidade, se expressa o avanço no compromisso assumido pelas companhias para com as questões ambientais, sociais e de governança sustentável. Tal dado é descrito no relatório sob o aumento de 22 pontos percentuais referentes a organizações em processo de redução de emissões de gases de efeito estufa
 

O que é ESG?

O ESG trata-se de uma sigla em inglês para ‘Environmental, Social and Governance’ (trad.: Ambiental, Social e Governança), compreendendo um conjunto de práticas destinadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial. Tal sigla apareceu pela primeira vez no relatórioWho Cares Wins’, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004.
 
São algumas das práticas compreendidas pelo ESG a serem adotadas pelas companhias:
 
1. Ambiental
  • Aplicação de alternativas sustentáveis;
  • Redução da emissão de poluentes;
  • Descarte correto de resíduos.
2. Social
  • Adesão aos direitos do trabalhador;
  • Apoio à diversidade e inclusão;
  • Valorização da segurança em ambiente trabalhista.
3. Governança
  • Postura ética e moral nos negócios;
  • Prestação de contas e responsabilidade empresarial;
  • Adoção de políticas institucionais contra a corrupção corporativa, lavagem de dinheiro e trabalho escravo.
Seja um especialista no assunto!
Se você deseja aplicar práticas para acelerar a agenda ESG, invista em uma capacitação que irá te fornecer habilidades para o desenvolvimento de estratégias aplicáveis. A Universidade Municipal de São Caetano do Sul recomenda a Pós-graduação EAD em Controle e Monitoramento Ambiental como alternativa para que você se torne um especialista no assunto.
 
Nessa Pós você encontra uma formação completa para atuar com a área da sustentabilidade, seja em instituições acadêmicas ou em organizações públicas ou privadas. Ao aprofundar seus conhecimentos em controle e monitoramento ambiental, você se qualifica para compreender e solucionar problemas ambientais de diversas ordens.
 
O curso de especialização em Controle e Monitoramento Ambiental tem duração de 12 meses, sendo inteiramente à distância - com a flexibilidade que você precisa para manter a sua rotina diária alinhada com seus estudos.
 
Tenha acesso à qualidade educacional que só uma universidade com mais de 55 anos de tradição tem a oferecer e se profissionalize com a acessibilidade que precisa. A Pós em Controle e Monitoramento Ambiental conta com um ensino atualizado e possibilita que o aluno acesse o conteúdo de aulas e materiais auxiliares quando e onde desejar.
 
Com carga horária total de 360h, o curso tem como alguns destaques na matriz curricular:
  • Ecologia e meio ambiente;
  • Política e legislação;
  • Instrumentos de controle ambiental;
  • Princípios de educação ambiental, economia e meio ambiente;
  • Monitoramento ambiental;
  • Ética e responsabilidade socioambiental;
  • E mais!
Aprimore seu conhecimento na área e expanda suas possibilidades profissionais com a Pós-graduação EAD em Controle e Monitoramento Ambiental da USCS. 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699