A Arteterapia e o Luto

A Arteterapia e o Luto

image


O luto surge quando o indivíduo sofre uma perda significativa e, expressar sua dor é uma fonte de alívio, podendo, por exemplo, ocorrer por meio da arte. Por ser uma experiência pessoal e única para cada indivíduo, o que trará conforto sobre o luto também será individual a cada pessoa.
 
A Arteterapia em muito auxilia indivíduos que estejam passando por um período de luto pois o ato de se conectar com a arte gera um processo de cura. Alguns indivíduos, entretanto, se sentirão mais confortáveis ao explorar a arte sozinhos, enquanto outros tendem a se beneficiar do acompanhamento de um terapeuta especializado.
 
Continue a leitura e saiba como a Arteterapia pode auxiliar pacientes em luto!
 
LEIA TAMBÉM:

Como usar a arte para lidar com o luto

A arte pode atuar como uma importante ferramenta terapêutica para pacientes que precisam lidar com o luto. O primeiro passo é considerar atividades artísticas que o paciente já tenha realizado em algum momento do passado e que, também, se sinta mais confortável com a técnica utilizada. Um exemplo disso é o uso da música enquanto terapêutica; caso o paciente tenha alguma música de sua preferência que o acalme, essa música pode ser tocada para induzir o mesmo a se acalmar em determinados momentos.
 
Além disso, as atividades artísticas tendem a auxiliar o paciente no processo de lidar com alguns aspectos do luto pois, ao desenvolver algo visual, o indivíduo encontra um método catártico para sua expressão pessoal.
 
Uma ideia para que o mesmo libere seus sentimentos através das artes visuais é apostar na utilização intuitiva de materiais tais como tintas, giz de cera ou lápis, movendo-os livremente por uma tela em branco. Outra técnica, muito utilizada pela Arteterapia, é a criação e coloração de mandalas, responsável por auxiliar o paciente no processo de se centrar em si.
 

Como a arte ajuda no luto

Mesmo que escassos os estudos sobre a arte como ferramenta auxiliar para o processo de luto, há algumas pesquisas, a nível global, que indicam a Arteterapia como método eficaz para crianças enlutadas que sofreram alguma perda traumática.
 
Em outros estudos sobre a relação da Arteterapia com o luto, descobriu-se que o uso terapêutico da criação artística visual auxiliou pacientes adultos no desenvolvimento de habilidades voltadas para o enfrentamento e administração do luto. A arte ajuda pessoas a compreender a perda, podendo ser utilizada de forma livre, ou mesmo com a ajuda de um arteterapeuta credenciado. 
 
Muitas pesquisas gerais sobre Arteterapia, porém, demonstraram um alto número no aumento do bem-estar nos participantes. Assim, a Arteterapia também se demonstrou efetiva no controle de crises de ansiedade - que, em muitos casos, aparece como sintoma do luto. 
 

Seja um especialista arteterapeuta credenciado

No curso profissionalizante de Pós-graduação em Arteterapia, idealizado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, você desenvolve habilidades únicas para tratar pacientes enlutados, aprendendo técnicas pontuais e especializadas de Arteterapia. Além disso, o curso fornece um conhecimento aprofundado nos fundamentos da Arteterapia e da Psicologia Analítica, ideal para aqueles que desejam ir além em suas formações.
 
Com um ensino sólido e atualizado, o curso de Arteterapia da Pós USCS conta com um corpo docente formado por especialistas e mestres, que irão fornecer aos alunos da Pós uma formação completa. Em um diferencial de 100 horas de estágio, o aluno irá desenvolver na prática o conhecimento obtido em sala de aula.
 
A Pós em Arteterapia é presencial, podendo ser realizada em São Caetano do Sul ou em São Paulo, e tem duração de 20 meses, com 560 horas de carga total. Além disso, a especialização segue os parâmetros instituídos pela União Brasileira das Associações de Arteterapeutas (UBAAT).
 
Na Pós USCS você encontra a oportunidade de se tornar o profissional que seus pacientes buscam e precisam. Com a Pós graduação em Arteterapia, você vai além!
0800 767 8727 | (11) 2714-5699