A arteterapia é de extrema relevância para o desenvolvimento infantil, na medida em que estimula a criatividade da criança e estabelece um diálogo com ela. Nas atividades, trabalham-se importantes pontos, que a ajudarão a entender o mundo e a si própria.
A autopercepção é trabalhada de forma enriquecedora. A criança consegue transparecer, através da pintura, da dança, ou de qualquer outra atividade artística, seus sentimentos, como ela se enxerga e como é a sua aparência.
VEJA TAMBÉM:
SoulCollage®: a expressão da alma
Curso de Arteterapia da USCS é credenciado na AATESP e na UBAAT
O ambiente em que a criança é inserida, na arteterapia, a ajudará na reflexão e no entendimento de temas comuns, do dia a dia. O contato com a arte enriquece o conhecimento da criança, que passará a ver as coisas com um olhar diferente.
A arteterapia pode e deve suprir a lacuna deixada pelas escolas, preenchendo a vida das crianças com cores, reflexão e diálogo. Além disso, o espaço em que a criança transita, nessa modalidade de terapia, pode ser acolhedor, inclusivo e lhe possibilitar um contato social mais intenso, sob diferentes condições.
Crianças com Síndrome de Down e autismo podem ser grandemente beneficiadas pela arteterapia. A arte é muito poderosa; possibilita, a essas crianças, a aproximação com seu lado artístico e lhes mostra outras formas de se comunicar.
Grupos de arteterapia podem ser de grande apoio no desenvolvimento infantil, e há uma demanda de mercado que precisa ser atendida. Para isso, é recomendável que os profissionais realizem cursos de especialização na área. Aproveite e conheça a nossa Pós-Graduação em Arteterapia:https://bit.ly/31MbVVS