Apesar de os índices não serem tão satisfatórios, a prática de atividade física tem se tornado uma questão importante na vida de muitas pessoas, e as modalidades esportivas têm ganhado diversos adeptos. Porém, muitos começam a praticar esportes sem orientação profissional. É aí que acontecem os exageros e consequentemente as lesões. E é justamente esse o papel do fisioterapeuta: a prevenção de danos.
Esqueça a ideia de que a fisioterapia pode ser necessária apenas quando a lesão já estiver instalada. Na verdade, ela é extremamente importante para os atletas e os amadores, podendo ajudar no desempenho físico e na prevenção de lesões.
VEJA TAMBÉM:
Fisioterapia desportiva: qual é a importância do tratamento para os atletas
Fisioterapia preventiva: essencial para os atletas evitarem lesões
Fisioterapia x Terapia ocupacional
Fisioterapia pélvica e a melhora da vida sexual
As lesões nos joelhos, canelite e a entorse de tornozelo são extremamente comuns em pessoas que praticam atividade física. É preciso ter uma atenção mais especial, principalmente na categoria amadora, pois os atletas já sabem da importância de usar a fisioterapia como uma ferramenta de prevenção.
Os triatletas e os corredores de rua utilizam muitas das técnicas da fisioterapia para o seu bem-estar e bom desempenho esportivo. No caso de lesões já estabelecidas, o acompanhamento de um profissional da fisioterapia é essencial, já que só um profissional vai orientar e auxiliar o paciente no que precisa ser feito.
Conheça o nosso curso de Pós-Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia: https://bit.ly/2SZzqq5