É do interesse de todos — médicos, enfermeiros e pacientes — que a recuperação pós-cirurgia seja a melhor possível e que o paciente logo tenha alta hospitalar. E um dos grandes trunfos que tem sido cada vez mais usado nas clínicas e hospitais para melhorar o atendimento ao paciente no pós-cirúrgico é a Fisioterapia Dermatofuncional.
A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele.
Para isso, o fisioterapeuta dermatofuncional aplica técnicas fisioterapêuticas em tratamentos estéticos e aplica recursos manuais com maior efeito nas alterações dos tecidos com o objetivo de melhorar a pele, estimulando a eliminação de aderências teciduais e, assim, contribuindo para a recuperação mais rápida do paciente.
Leia também:
Em 2009, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reconheceu a Fisioterapia Dermatofuncional como especialidade do profissional Fisioterapeuta e, em 2011, disciplinou a especialidade dando os pré requisitos para os profissionais, as áreas de atuação, as atribuições e os lugares onde o fisioterapeuta dermatofuncional pode exercer o seu ofício.
De acordo com a resolução do Coffito, o Especialista Profissional de Fisioterapia Dermatofuncional precisa, entre outras funções:
- Determinar diagnóstico e prognóstico fisioterapêutico;
- Planejar e executar medidas de prevenção e redução de risco;
- Prescrever, confeccionar, gerenciar órteses, próteses e tecnologia assistiva;
- Aplicar medidas de controle de infecção hospitalar;
- Prevenir, promover e realizar a atenção fisioterapêutica pré e pós-operatória de cirurgias bariátricas, plásticas reparadoras, estéticas, entre outras.
O Fisioterapeuta Dermatofuncional deve ter conhecimento e domínio de Anatomia geral dos órgãos e sistemas, Biomecânica, Fisiologia humana geral, Fisiopatologia, Biologia e histologia, Semiologia, Endocrinologia, Instrumentos de medida e avaliação da Dermatofuncional, Farmacologia, Cosmetologia, Técnicas e recursos tecnológicos, Próteses, Órteses e Tecnologia Assistiva, Humanização, Ética e Bioética.
Os conhecimentos exigidos do fisioterapeuta especializado em Dermatofuncional são necessários para que ele possa atuar em qualquer uma das áreas reconhecidas da especialidade:
-
Fisioterapia Dermatofuncional no Pré e Pós-operatório de Cirurgia Plástica,
no Pré e Pós-operatório de Cirurgia Bariátrica, - em Angiologia e Linfologia,
- em Dermatologia,
- em Estética e Cosmetologia,
- em Endocrinologia, em Queimados.
No entanto, uma das principais áreas de atuação da Fisioterapia Dermatofuncional é no pós-operatório da cirurgia plástica e bariátrica.
Para oferecer maior bem-estar para o paciente e agilizar o processo de recuperação no pós-operatório, o fisioterapeuta dermatofuncional usa “vários recursos fisioterapêuticos, como técnicas de terapia manual ou, conforme a necessidade, são aplicados: radiofrequência, ultrassom, laser de baixa frequência, LED, dentre outros, com o objetivo de prevenir e/ou minimizar os efeitos que ocorrem nos tecidos durante o processo de cicatriz
ação” — como informa uma reportagem do G1.
Se você tem interesse nesse assunto, não pode deixar de conhecer a Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Estética e Cosmetologia da USCS.
Essa Pós é uma formação completa onde você terá vivência clínica, capacitação em procedimentos injetáveis, ultrassom micro e macro focado, criolipólise, eletrolipólise e carboxiterapia.
Você terá aulas teóricas com dinâmica de aprendizado, discussão de casos clínicos, estudo de formulação e aulas práticas expositivas.
Nas aulas práticas, você e seus colegas vão realizar os procedimentos com a mentoria de profissionais altamente qualificados no âmbito acadêmico e de mercado.
Inscreva-se já! Faça esse investimento em você e mude sua vida profissional.
Clique aqui e venha estudar com a gente na Pós-graduação em Fisioterapia Dermatofuncional Estética e Cosmetologia.
E para você que quer saber mais afundo sobre os procedimentos estéticos que o fisioterapeuta pode fazer, assista o vídeo abaixo: