Desafios da nutrição esportiva no Nordeste: oportunidades para especialistas

Desafios da nutrição esportiva no Nordeste: oportunidades para especialistas

image


A nutrição esportiva tem como principal foco a otimização do desempenho de atletas e praticantes de exercícios físicos, onde os nutricionistas atuarão no desenvolvimento de planos estratégicos alimentares para melhorar a performance, recuperação e composição corporal do atleta. Esta subespecialidade tem crescido exponencialmente, cujo principal motivo foi o aumento da conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada entre os praticantes de esportes - em especial, na região nordestina brasileira, por considerar um contexto onde o calor e a umidade local tendem a influenciar no desempenho e recuperação do atleta.
 
Ainda, segundo estudos, é sabido que uma dieta adequada consegue oferecer melhores resultados no desempenho do esporte, aumentando a resistência do atleta, além de acelerar sua recuperação muscular.
 
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

Quais os desafios da nutrição esportiva no Nordeste?

Os nutricionistas enfrentam inúmeros desafios no cenário brasileiro, em sua totalidade, como por exemplo a constante atualização da área frente a novas descobertas e pesquisas desenvolvidas, fator, este, que exige um compromisso constante do profissional com a educação continuada.
 
Além disso, quanto às dificuldades vivenciadas no processo da atuação clínica, muitos profissionais enfrentam a resistência de pacientes em relação às mudanças de hábitos alimentares sugeridas pelo tratamento, demandando que os nutricionistas possuam habilidades de comunicação e motivação eficazes.
 
Outro grande desafio, voltado, exclusivamente, para a região do Nordeste, no Brasil, é a dificuldade que muitos profissionais encontram para personalizar dietas atendendo as necessidades específicas de cada indivíduo, considerando suas preferências e hábitos culturais, em especial ao considerar restrito o acesso a determinados suplementos e alimentos utilizados em planos básicos de nutrição, seja por falta de disponibilidade, ou pelo alto custo na região.
 
Embora o interesse pela nutrição esportiva encontre um crescimento exponencial, os profissionais especializados ainda são poucos no Nordeste, em comparação a outras regiões do país, dificultando que atletas e praticantes de exercícios encontrem o suporte adequado.
 
 

Como os alimentos típicos nordestinos podem ser aliados da performance esportiva?

A alimentação desempenha um papel de extrema importância no fornecimento de energia, recuperação muscular e manutenção do peso em atletas e a rica e diversificada culinária nordestina consegue oferecer inúmeros benefícios quando os alimentos são combinados e preparados da maneira adequada, colaborando, também, para a otimização da performance esportiva.
 
Os carboidratos, por exemplo, são ótimas fontes para oferecer energia sustentada, como no caso do cuscuz de milho que, além de possuir baixo índice glicêmico, é ideal para manter a performance durante treinos e competições prolongadas, além de auxiliar na saciedade e saúde intestinal.
 
As proteínas, por outro lado, são essenciais para a recuperação e construção muscular, tendo como exemplo a carne de sol, uma importante fonte de proteína, com alto valor biológico, que auxilia na construção de massa magra.
 
Os nutricionistas deverão considerar os macronutrientes como principal base para a formulação do plano alimentar, acrescentando gorduras boas, voltadas para o fornecimento de energia e promoção da saúde, como castanhas, ricas em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, além de minerais, tais como magnésio e zinco, importantes para a função muscular e imunidade.
 

Por que o Nordeste representa uma grande oportunidade para especialistas em nutrição esportiva?

Como mencionado anteriormente, o Nordeste ainda carece de nutricionistas especializados para atuarem no segmento esportivo, aumentando a demanda por estes profissionais na região e colaborando para o aumento, também, de oportunidades para especialistas em nutrição esportiva na região.
 
O aumento da conscientização populacional sobre os benefícios trazidos pela prática da atividade física para a saúde e bem-estar é o principal responsável por reforçar a importância de nutricionistas se especializarem com uma educação continuada. Além disso, muitos atletas e praticantes de exercícios têm buscado melhorar o desempenho, alcançar objetivos e obter resultados mais eficazes, colaborando para a alta demanda de especialistas em nutrição clínica avançada.
 
Assim, o Nordeste oferece um cenário promissor para especialistas em nutrição esportiva, principalmente, em detrimento da crescente busca e interesse pela prática de esportes. Profissionais qualificados que compreendem as particularidades da região e que se encontram preparados para atender às necessidades de atletas possuem grandes chances de sucesso e de contribuir significativamente para o desenvolvimento do esporte nordestino.

Confira mais sobre a nutrição esportiva no vídeo abaixo!
 
 

Se especialize para desenvolver planos nutricionais avançados

Na Pós-graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia, idealizada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, você desenvolve as competências necessárias para enfrentar desafios clínicos de alta complexidade, com foco na promoção da saúde e na recuperação de pacientes.
 
O curso é inteiramente à distancia, ideal para nutricionistas que buscam uma especialização, com ensino flexível, que permita conciliar a rotina com os estudos. Com duração mínima de 6 meses, a Pós em Nutrição Clínica Avançada conta com carga total de 420 horas, além de possuir uma matriz curricular completa.
 
 
Esteja preparado para os desafios da profissão com a melhor formação do mercado e não perca essa oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Conheça a Pós EAD em Nutrição e se torne o profissional do futuro.
(11) 2714-5699