A importância da Fisioterapia para a performance dos atletas na Copa do Mundo

A importância da Fisioterapia para a performance dos atletas na Copa do Mundo

image


Depois de se machucar no primeiro jogo da Copa, Neymar ficou fora dos dois jogos seguintes se recuperando de uma lesão e só voltou a jogar pela seleção brasileira nas oitavas-de-final. Um dos colegas do camisa 10 chegou a dizer que Neymar “estava dormindo na fisioterapia” e o artilheiro chegou a postar fotos e vídeos do trabalho intenso com o fisioterapeuta da seleção para deixá-lo apto para retornar aos jogos o quanto antes.
 
Essa não foi a realidade apenas da seleção brasileira de futebol, o fisioterapeuta é um profissional crucial para todas as seleções de futebol no Catar.
 
 
 
 
Como a maioria dos jogadores atua na Europa, todos eles chegam ao torneio mais importante no meio da temporada e já desgastados fisicamente.
 
Ou seja, os fisioterapeutas das seleções têm uma missão dupla e dificílima durante um torneio tão curto: atuar para prevenir as lesões e agir para recuperar atletas lesionados com a maior rapidez possível.

Leia tambem: 
 
 
 
 
 
Essa foi a batalha silenciosa que os fisioterapeutas brasileiros, argentinos, ingleses, franceses e espanhóis travam durante 24 horas por dia durante todo o torneio.
 
Os profissionais de Fisioterapia raramente aparecem diante das câmeras ou dão entrevistas. Mas sem eles, até mesmo as melhores seleções não teriam a menor chance de vencer a Copa do Mundo.
 
O corte de atletas por causa de lesão muscular — como o do francês Benzema, eleito o melhor jogador do mundo, mostra que nem sempre o Fisioterapeuta tem sucesso ao trabalhar com prazos tão curtos.
 
Mas, para cada atleta que ficou fora dos jogos por causa de alguma lesão, existem pelo menos 10 atletas que só estão jogando por causa do trabalho ininterrupto dos profissionais da fisioterapia.
 
No caso da fisioterapia no futebol, o profissional precisa saber que acelerar o processo de recuperação exige cuidados e o atleta precisa se sentir seguro com o profissional. Neymar, sofreu uma torção muito séria, que gerou grande edema, e recebeu tratamento intensivo dos fisioterapeutas, respeitando a individualidade e a fisiopatologia da lesão. Assim, os profissionais fizeram um trabalho respeitável que deverá se seguir pelos próximos dias”, esclareceu o especialista” — diz o fisioterapeuta Luís Fernando, especialista em fisioterapia biotecnológica.
 
Luís Fernando atualmente integra o staff de acompanhamento do lateral brasileiro Emerson Royal, do Tottenham, e também faz parte do time da Recovery Performance Sports (RPS), uma empresa especializada não só na recuperação de atletas, mas também na prevenção de lesões.
 
Além do uso da Acupuntura, por exemplo, os fisioterapeutas cada vez mais fazem o uso da Medicina Regenerativa. O motivo é que “lesões que eram dadas com final de carreira para os atletas, em grande parte têm solução através das técnicas da medicina regenerativa”, inclusive com o uso de tecnologias de células-tronco.
 
Grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo reúnem não apenas os melhores atletas, mas também os melhores especialistas em Fisioterapia.
 
Se você sonha um dia estar entre eles, conheça a pós-graduação da USCS em Fisioterapia. Temos várias opções de especializações. Uma dessas pós vai te colocar entre os melhores. Acesse o nosso site e inscreva-se.
(11) 2714-5699