A importância da Inteligência Competitiva para as empresas

A importância da Inteligência Competitiva para as empresas

image


Você sabe o que é Inteligência Competitiva e sua importância para as organizações? De acordo com o economista Carlos Hilsdorf, “inteligência competitiva é uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, mas também dos clientes e do mercado como um todo, analisando tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo” — escreve o economista e consultor de empresas em artigo publicado pelo Ministério da Infraestrutura.
 
Ou seja, a inteligência competitiva coloca o foco do planejamento na concorrência. O gestor usa técnicas e análises de dados para desenvolver ações de planejamento a longo prazo, ao mesmo tempo em que compara as ações com organizações do mesmo segmento de mercado. 
 
Leia também:
 
 
 
 
 
 
Uma consultoria especializada em administração destaca também que “além de possibilitar uma maior constância e um ambiente organizacional estabelecido, a inteligência competitiva também permite acompanhar e observar os principais competidores do seu nicho”. 
 
É possível perceber que se trata de uma competência de altíssimo valor para as empresas que estão num ramo competitivo. Afinal, além de aumentar a competitividade da empresa, a inteligência competitiva é crucial para “desenvolver insights e estratégias de marketing mais promissoras a fim de evitar investir em estratégias erradas”.
 
Faça seu MBA a distância pela USCS
 
O curso de MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing surgiu para atender à crescente demanda por profissionais especializados, comprometidos num constante processo de renovação e atualização de conhecimentos. Nos últimos anos, a globalização da economia e a emergência por novas tecnologias tornaram o mercado cada vez mais competitivo abrindo espaço para profissionais que compreendem o conceito de inteligência competitiva e dominam a inovação em marketing.
 
Constantemente os profissionais precisam reciclar seus conhecimentos para a inserção em um mercado no qual a velocidade da inovação é essencial para a sobrevivência das organizações.
 
A inteligência competitiva é fundamental para o bom desempenho das empresas. Por isso, sempre há demanda no mercado por profissionais que tenham a capacidade de aplicar inteligência na gestão de produtos, clientes, concorrentes e qualquer outro aspecto do ambiente necessário para apoiar os executivos e gestores.
 
O MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing tem o objetivo de oferecer conhecimentos na área de marketing e comunicação, colocando à sua disposição os temas da inteligência e da inovação que se destacam pela sua aplicabilidade em qualquer segmento de negócio.
 
O MBA da USCS em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing é uma Pós EAD e tem duração de 12 meses. Na matriz curricular tem disciplinas como Economia e Comunicação Institucional, Marketing Aplicado, Assessoria Esportiva e muito mais.
 
Se você tem interesse no assunto, clique aqui e conheça esta Pós EAD da USCS. 
 
(11) 2714-5699