Formulada teoricamente no século XIX, por Charles Sanders Peirce, a Semiótica se trata do estudo aprofundado sobre sinais e símbolos e seus usos ou interpretações. Este campo do saber considera não apenas signos linguísticos, mas também visuais, auditivos e táteis, tendo sua teoria melhor desenvolvida durante o século XX, por Ferdinand de Saussure, que introduziu a ideia de signo linguístico, responsável por compreender o significante e o significado.
Continue a leitura para saber mais.
LEIA TAMBÉM:
- Os Segredos da Estrutura de Roteiros Cinematográficos: Como Transformar Ideias em Histórias
- O Mercado de Trabalho para Especialistas em Cinema e Linguagem Audiovisual
- Entendendo a Linguagem Audiovisual nos vídeos publicitários
- Como Planejar uma Produção Audiovisual: Dicas Essenciais para Iniciantes
- Os principais termos da linguagem audiovisual que você precisa conhecer
O papel da Semiótica na interpretação de imagens na Era Digital
Segundo pesquisa realizada pelo Media Research Center, de 2023, estimou-se que cerca de 87% dos espectadores acabam sendo influenciados por símbolos visuais e por estruturas narrativas em filmes, demonstrando que a compreensão da mídia está diretamente conectada com a análise semiótica.
Por outro lado, segundo relatório desenvolvido pelo Statista, também de 2023, foi estimado que a quantidade de usuários em redes sociais, a níveis globais, atingiu cerca de 4,48 bilhões, sendo o período de utilização média diária de 2 horas e 24 minutos.
Com o surgimento da Era Digital, a Semiótica passa a ter maior relevância, pois, com o aumento e disseminação das redes sociais e tecnologias avançadas, em especial a inteligência artificial, o modo como os sinais e símbolos são criados passam a se transformar, atribuindo novas aplicações à Semiótica.
A mídia digital conta com diversos formatos, podendo estar inscrita em sites, anúncios digitais, vídeos, conteúdos interativos e até mesmo nas redes sociais. Ao realizar uma análise Semiótica sobre os conteúdos integrado em tais meios, passa a ser possível compreender como seu significado se constrói e como se transmite nos formatos digitais.
Nas redes sociais, em especial, os sinais e símbolos são mais expressivos pois podem ser inscritos nestas desde emojis e hashtags, até a linguagem de memes. Com a Semiótica, é possível obter uma poderosa ferramenta de decodificação de tais elementos visando a compreensão de um significado mais amplo e cultural.
Conforme a tecnologia de expande e evolui, o campo de estudo da Semiótica a acompanha, portanto, a tendência é que esta área se transforme com o passar dos anos, em especial com a emergência de inteligências artificiais, realidade virtual e realidade aumentada pois a Semiótica passará a possuir um novo domínio analítico.
Seja um especialista em Linguagens Visuais!
Aprenda na Universidade Municipal de São Caetano do Sul com um ensino sólido e integrado sobre semiótica e linguagem visual para compreender com maior profundidade o universo da comunicação. Na Pós-graduação em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais você encontra uma educação completa e tem a oportunidade de aprender com professores altamente capacitados que irão te auxiliar em toda a sua jornada de aprendizagem.
O curso de Semiótica pode ser realizado entre 14 e 18 meses, contando com uma carga horária extensa de 420h de muito aprendizado. Além disso, a Pós é inteiramente à distância, oferecendo a flexibilidade ideal para que você estude de qualquer lugar, podendo adaptar seus estudos à sua rotina, sem comprometer a qualidade de sua formação.
- Linguagem jornalística;
- Propaganda e expressão multimídia;
- Estética e discurso visual;
- Análise da linguagem cinematográfica e televisiva; e
- Semiótica da comunicação.
Transforme sua paixão pela comunicação em uma carreira de sucesso com a Pós USCS e invista no seu sonho agora mesmo!