Todos os anos as empresas no Brasil têm grande prejuízo com os afastamentos de trabalhadores em virtude de problemas de saúde. Já é certo que a ergonomia reduz a quantidade e a gravidade dos afastamentos, absenteísmos e seus respectivos prejuízos para as empresas e também para o INSS. Afinal, “a ergonomia tem uma visão ampla, abrangendo atividades de planejamento e projeto, que ocorrem antes do trabalho ser realizado, e aqueles de controle e avaliação, que ocorrem durante e após esse” — escreve o engenheiro de produção e especialista em Segurança do Trabalho, José Sérgio Alves, em artigo para o Sesi Senai.
O sedentarismo é uma questão bastante preocupante para as grandes instituições de saúde. A falta de exercício físico é o grande causador de doenças crônicas–degenerativas. Por causa disso, existe um incentivo cada vez maior à mobilização das empresas para estimular a prática de exercícios físicos nos funcionários.
Leia também:
Dentro das empresas, a realidade do sedentarismo é muito evidente e causa preocupações por causa das faltas de funcionários e os gastos com seguro saúde. Muitas pesquisas já mostraram a importância do investimento em programas de promoção da saúde dentro do ambiente de trabalho.
É por isso que é tão importante ter nas empresas profissionais habilitados em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia. Eles são capazes de colocar em prática atividades físicas, conscientizando os funcionários sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo, através da oferta de ambientes e atividades adequadas.
Com um profissional qualificado em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia, a empresa poderá reduzir os custos decorrentes de sedentarismo, prevenindo as principais sintomatologias dos DORT e preparando o funcionário para a jornada de trabalho. O foco é proporcionar ganhos para a saúde e qualidade de vida do trabalhador.
A Pós-Graduação a Distância em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia tem o objetivo de proporcionar conhecimentos avançados sobre a atividade de ginástica laboral, atividade física e promoção da saúde do trabalhador. Preparando o profissional para a atuação, bem como planejamento de aulas, por meio de conteúdos teóricos e práticos.
Está Pós EAD vai dar a você as condições técnicas para a avaliação do paciente, capacitando você na realização de diagnóstico cinesiológico funcional e te dando todos os recursos técnicos para a promoção, prevenção e tratamento da saúde do trabalhador em seu local de trabalho.
A pós-graduação a distância em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia da USCS tem uma carga horária de 380 horas e disciplinas como, Políticas Públicas de Saúde, Gestão de Pessoas em Organizações Hospitalares, Tecnologia em Saúde, Diagnóstico Cinesiológico Funcional e Métodos de Avaliação, Política Nacional da Saúde do Trabalhador, Vigilância em Saúde Ferramentas e Métodos de Avaliação Ergonômica, Doenças Ocupacionais, Aspectos Clínicos da Saúde do Trabalhador e Metodologia da Ginástica Laboral.
Clique aqui e conheça a pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho e Ergonomia na USCS. Clique no link. Aproveite essa oportunidade e inscreva-se já.