A Gerontecnologia age como uma solução social onde a longevidade encontra-se em aumento exponencial. No Brasil, surgem cada vez mais demandas por inovações tecnológicas que objetivam auxiliar a população idosa para que se mantenham ativos e engajados socialmente, podendo estes indivíduos conquistar maior autonomia e melhorar seus estados de saúde física e mental. Deste modo, se torna imprescindível a adesão de profissionais especializados nesta área.
Para saber qual a importância dos profissionais especialistas em Gerontecnologia, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Gerontecnologia: Como o Aumento da Longevidade Aumenta a Demanda por Inovações Tecnológicas?
- Pós USCS lança curso de Pós-graduação em Gerontecnologia
- Construindo um futuro promissor na Pós-graduação em Gerontologia da Pós USCS
- Aumento do envelhecimento da população brasileira: entenda os desafios e as novas soluções sociais
- O que é Gerontologia?
O que é Gerontecnologia?
A Gerontecnologia atua na promoção do envelhecimento saudável, ativo e engajado ao promover soluções tecnológicas que visam atender as necessidades da população com 60 anos ou mais. Assim, os idosos conseguem manter sua autonomia por mais tempo além de, também, diminuir a carga existente sobre seus cuidadores e sistemas de saúde.
Segundo a Sociedade Brasileira de Gerontecnologia (SBGTec), Gerontecnologia é um campo que une os estudos de Gerontologia (campo científico destinado ao estudo do processo de envelhecimento) com Tecnologia, visando a melhoria da qualidade de vida e autonomia da população idosa.
Em 2022, a população idosa chegou a 32.113.490 (15,6% da população brasileira total), tendo um aumento de 56% em comparativo ao ano de 2010, segundo dados do Censo de 2022; este aumento expressivo reforça a necessidade de ter a tecnologia enquanto auxiliar para a faixa de indivíduos com 60 anos ou mais conseguirem se adequar à modernidade, podendo contar com os benefícios tecnológicos em prol de sua saúde e bem-estar.
Em um mundo onde a expectativa da vida está em constante crescente, passa a ser importante o desenvolvimento e aplicação de soluções tecnológicas inovadoras que atendam as necessidades desta população para terem melhor qualidade de vida. Esse processo acaba por incentivar o desenvolvimento de uma economia prateada, sendo ideal para profissionais que estejam buscando se adequar a um novo mercado que ascende em escala global.
Por que o profissional de gerontecnologia é tão essencial?
A Professora e Coordenadora da Pós-graduação em Gerontecnologia da USCS, Doutora Maria de Mello define nove tópicos para exemplificar a importância de profissionais em gerontecnologia para a atual sociedade. São eles:
1. Adaptação Tecnológica às Necessidades dos Idosos
Especialistas em Gerontecnologia têm a habilidade de desenvolver e adaptar tecnologias visando atender necessidades específicas de um público com 60 anos ou mais. Entre os exemplos de aplicação de tais adaptações está a implementação de interfaces amigáveis, designs acessíveis e soluções que buscam considerar possíveis limitações físicas e cognitivas que se associem ao processo do envelhecimento.
2. Integração de Tecnologia nos Cuidados de Saúde
A Gerontecnologia ajuda a integrar tecnologias inovadoras nos cuidados de saúde assistencial à população prateada, sendo altamente requisitada pois melhora a gestão de doenças crônicas relacionadas à idade, além de promover um envelhecimento saudável a tal público.
3. Desenvolvimento de Soluções de Monitoramento Remoto
Os profissionais capacitados para atuar com a Gerontecnologia contribuem significativamente para o desenvolvimento de sistemas e soluções de monitoramento remoto; isso possibilita uma ampliação no grau de supervisão da saúde de idosos, permitindo que sejam assistidos e monitorados à distância. Estes sistemas também atuam proporcionando respostas rápidas a situações de emergência.
4. Treinamento e Educação para Idosos
Os Gerontecnólogos conseguem desenvolver programas de treinamento e educação voltados para a população com mais idade, capacitando-os no uso eficaz da tecnologia, assim, promovendo a inclusão digital e reduzindo a distância sociais existentes entre estes indivíduos com uma população mais jovem.
5. Consultoria em Ambientes Amigáveis para Idosos
Profissionais de Gerontecnologia se capacitam para oferecer consultorias visando tornar ambientes físicos e virtuais mais amigáveis e inclusivos aos idosos, considerando diversos fatores tais como acessibilidade, usabilidade e segurança.
6. Inovação em Produtos e Serviços para Idosos
A Gerontecnologia é capaz de impulsionar a inovação em produtos e serviços destinados à população idosa, podendo desenvolver desde dispositivos voltados para a mobilidade, até soluções de entretenimento e comunicação, atuando na promoção da independência destes indivíduos.
7. Pesquisa e Desenvolvimento Contínuo
A presença de Gerontecnólogos é requisitada no mercado de inovação pois promove também a condução de ensaios e pesquisas que buscam se ater em compreender de forma mais integrada as necessidades de idosos. O aumento no número de pesquisas contribui significativamente para o desenvolvimento contínuo de soluções tecnológicas eficazes.
8. Promoção do Envelhecimento Ativo e Participativo
A Gerontecnologia é também uma ferramenta que promove o envelhecimento ativo e participativo da população pois atua determinando soluções eficazes para a inclusão desse público na sociedade, envolvendo-os em atividades sociais permitindo que mantenham uma qualidade e expectativa de vida elevada.
9. Desenvolvimento de Políticas e Normas
Especialistas em Gerontecnologia são igualmente responsáveis por contribuir para com o desenvolvimento de políticas e normas que se adequem à população com 60 anos ou mais, implementando a ética por meio de tecnologias assistivas, protegendo a privacidade e segurança dos indivíduos.
Como se especializar em Gerontecnologia?
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul desenvolveu, em comunhão com a Doutora Maria de Mello, a Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade - inovadora para a área. Esse curso visa oferecer aos alunos uma formação sólida e atualizada no tema, tão fundamental para os dias atuais.
Com essa Pós o aluno se torna um especialista em Gerontecnologia e se insere no mercado da economia prateada, que está em constante expansão. Por meio de uma abordagem teórica sobre o envelhecimento humano e longevidade, o estudante é assistido na criação e implementação de tecnologias gerontecnológicas em diferentes contextos.
O programa da Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade se destaca por ser dividido em módulos que permitem ao estudante um aprofundamento de seus conhecimentos de forma progressiva. A princípio, será abordado os fundamentos do envelhecimento e, com o passar das aulas, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto prático para aplicarem os aprendizados teóricos obtidos na Pós.
O curso de Gerontecnologia é uma excelente oportunidade de aprendizado, além de oferecer ao especialista uma jornada de aprimoramento profissional.
Conheça a coordenadora da Pós em Gerontecnologia da USCS
A Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade da USCS é coordenada pela Doutora Maria de Mello, especialista e empreendedora em tecnologia assistiva, além de pesquisadora e consultora em inovação, inclusão, longevidade e tecnologia em saúde e saúde digital. Com vasta experiência acadêmica e profissional, a professora Maria é doutora em Ciências da Reabilitação e Geriatria pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP e pós-doutora em Homecare e Tecnologia Assistiva pela University of Florida.
Sob sua coordenação, o curso de Gerontecnologia se destaca por seu conteúdo inovador e pela qualidade dos professores, todos com ampla experiência na área. Os alunos terão a oportunidade de aprender com os melhores profissionais do mercado, garantindo uma formação de excelência.
Especialize-se em Gerontecnologia
É de extrema importância a presença de profissionais especializados em Gerontecnologia nos dias atuais pois estes se responsabilizaram por garantir que a tecnologia atue como aliada ao público idoso, possibilitando-lhes manter um estilo de vida com maior independência, saúde e conexão com a sociedade ao seu entorno.
A Pós USCS oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam se especializar em uma área em crescente demanda e de grande relevância para o futuro. A Pós-graduação em Gerontecnologia é o caminho para profissionais que desejam fazer a diferença na vida de milhões de idosos, utilizando a tecnologia para promover um envelhecimento mais saudável e ativo.
Aproveite a oportunidade de se capacitar em uma das áreas mais promissoras do futuro. Se você quer fazer a diferença na vida dos idosos, conheça agora mesmo a Pós-graduação em Gerontecnologia: Inovação em Longevidade da Pós USCS.
Seja a mudança transformadora na vida dessa população.