A importância e as funções do Enfermeiro Dermatológico

A importância e as funções do Enfermeiro Dermatológico

image


A importância e as funções do Enfermeiro Dermatológico
 
Ashley Montagu dizia que “a maioria das pessoas considera a pele como algo que não merece atenção específica, exceto quando se queima e descasca, ou fica coberta de espinhas, ou transpira desagradavelmente”. Felizmente isso mudou radicalmente — é o que mostra a Enfermeira Especialista em Dermatologia, Mara Lúcia Gonçalves Diogo, em um artigo sobre a autonomia do profissional de enfermagem na dermatologia.
 
As pessoas estão muito mais atentas em examinar manchas e pintas, usam mais o protetor solar e inúmeros cosméticos para melhorar a aparência e a saúde da pele. Segundo a Associação de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), este comportamento tende a aumentar mesmo em momentos de crises econômicas. O que é comprovado pelo aumento constante nos números de venda de cosméticos — que faz o mercado brasileiro ser o terceiro maior do mundo, só atrás de Estados Unidos e Japão.
 
 
Outro fator que reforça o cuidado com a pele é o envelhecimento da população. A população brasileira com 60 anos ou mais dobrou de tamanho. É um contingente com mais de 23,5 milhões de pessoas em que a preocupação com aparência física só perde para a preocupação com saúde e situação financeira.
 
Tudo isso reforça a importância de profissionais especializados  no atendimento aos pacientes com lesões na pele causadas por acidentes, patologias ou doenças crônicas; além de capacitados para atuar em procedimentos estéticos ou cirúrgicos em consultórios ou clínicas — é assim que o Coren/MG descreve o especialista em Enfermagem Dermatológica. Você quer ser esse profissional?
 
Qual a função de um Enfermeiro Dermatológico?

 

  • Avaliação Dermatológica: Você será capaz de realizar avaliações detalhadas da pele do paciente para identificar problemas, como infecções, alergias, feridas, tumores, queimaduras, entre outros.
     
  • Administração de Tratamentos: Faça sua especialização na Pós USCS e seja capaz de administrar tratamentos dermatológicos prescritos por médicos, como curativos, medicamentos tópicos ou orais, fototerapia e procedimentos dermatológicos.
     
  • Assistência em Procedimentos Dermatológicos: Aumenta suas oportunidades de trabalho ao estar capacitado para auxiliar dermatologistas ou cirurgiões dermatológicos durante procedimentos, como cirurgias de remoção de lesões de pele, biópsias e procedimentos a laser.
     
  • Prevenção e Controle de Infecções: Seja um profissional apto para garantir a aplicação de práticas adequadas de higiene e prevenção de infecções no ambiente de atendimento dermatológico.
     
  • Acompanhamento de Pacientes: Com uma pós-graduação em Enfermagem Dermatológica, você deixa de ser um profissional generalista e se torna apto para, por exemplo, monitorar o progresso dos pacientes em tratamento dermatológico, avaliando a eficácia do tratamento e fazer ajustes conforme necessário.
     
  • Treinamento de Equipe: Uma das vantagens de ter um conhecimento especializado é que você pode ser contratado para treinar outros profissionais de saúde e membros da equipe de enfermagem em questões relacionadas à dermatologia e cuidados com a pele.
     
  • Educação ao Paciente: Agregue valor ao seu trabalho sendo capaz de fornecer orientações e informações aos pacientes sobre cuidados com a pele, prevenção de doenças de pele, hábitos de higiene adequados e o uso de produtos dermatológicos.
     
  • Promoção da Saúde da Pele: A especialização da Pós USCS abre novas oportunidades de trabalho para você, como realizar ações de promoção da saúde para prevenir doenças de pele (campanhas de conscientização sobre proteção solar, detecção precoce de câncer de pele e prevenção de doenças infecciosas, etc.).
     
  • Pesquisa e Atualização Profissional: Além da capacitação profissional, você estará atualizado sobre as últimas pesquisas e avanços em dermatologia, participando de cursos de educação continuada e colaborando em pesquisas na área.
     
  • Gestão de Casos: Seja capacitado para coordenar o cuidado de pacientes com doenças de pele crônicas, garantindo que eles recebam tratamento contínuo e multidisciplinar quando necessário.
 
Essas são algumas das principais funções desempenhadas por um enfermeiro dermatológico. Se você tem curso superior de Enfermagem, basta cursar a pós-graduação em Enfermagem Dermatológica da USCS para se tornar o profissional descrito acima.
 
 
Você quer ser um desses profissionais que desempenham um papel crucial na promoção da saúde da pele, na prevenção de doenças de pele e no suporte aos pacientes que enfrentam condições dermatológicas? Então, inscreva-se agora mesmo na Pós-graduação em Enfermagem Dermatológica da Pós USCS.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699