Faz parte da rotina corporativa dos hospitais ter profissionais que tenham habilidades aguçadas para liderar. Para uma gestão eficiente, é preciso que os enfermeiros selecionados para gerir equipes tenham sido habilitados para desempenhar determinadas funções. A gestão de pessoas é um processo complexo que precisa ser feito com muita responsabilidade e competência.
O enfermeiro que desempenha o papel de líder precisa ter algumas características essenciais: boa comunicação, eficiência no desenvolvimento de suas funções e uma boa noção para a construção de uma relação saudável com os colaboradores. Além disso, por se tratar de uma área que cuida de vidas humanas, é preciso exercer uma liderança mais humana, acolhedora e gentil.
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Por isso, é essencial sempre se dispor a escutar a opinião dos membros da equipe e aplicar sua autoridade para transformar o trabalho nos hospitais, visando aprimorar o atendimento aos pacientes e melhorar as condições de trabalho para os enfermeiros.
Veja algumas das atitudes que podem ser tomadas pelo líder:
• Mostre o caminho para a equipe e dê exemplos que os seus integrantes possam seguir.
• Inspire a equipe a compartilhar seus valores e motive-a a aplicá-los em seu dia a dia.
• Desafie a rotina dentro do ambiente hospitalar, mude processos engessados, faça melhorias, seja a mudança que a equipe precisa para progredir.
• Dê autonomia e capacite os membros da equipe a se sentirem à vontade para transformar sua rotina e os processos.
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