O melhor hábito que podemos cultivar em nossas vidas é o de praticar atividade física diariamente. E a musculação é uma modalidade que tem se mostrado bastante positiva quando se trata de seu impacto positivo em nossa saúde, auxiliando, até, no controle da glicemia e da gordura no fígado.
Em estudos realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi observada a evolução de camundongos que passaram 15 dias se exercitando. O resultado do estudo foi surpreendente: houve uma redução de 25% a 30% da gordura localizada no fígado dos animais, mesmo sem perda de peso aparente.
VEJA TAMBÉM:
Força muscular e potência muscular
Como faço para ter uma vida menos sedentária?
Os perigos de seguir as dicas de personalidades fitness da internet
É importante praticar atividade física, porém, sem exageros
Diabéticos
As pessoas com diabetes recebem em sua orientação médica a indicação de praticar exercícios físicos para manter o peso saudável. Porém, por meio desse estudo, foi possível constatar que o treino diário provoca efeitos positivos mesmo quando não são refletidos em nossa aparência.
Ótimos resultados também foram apresentados pelos exercícios aeróbicos, porém os de força surpreenderam os pesquisadores. O estudo é bastante significativo para o campo da ciência, pois auxiliará muitos profissionais a indicar as melhores formas de manutenção da saúde para pessoas que sofrem de doenças como a própria diabetes.
O perigo da gordura no fígado
Quando ocorre excesso de gordura no fígado, ou seja, mais de 5% a 10% do órgão é composto por gordura, é preciso ligar o sinal de alerta. É um quadro que pode ocasionar uma inflamação conhecida como esteato-hepatite, que, se não diagnosticada e tratada, pode evoluir para a cirrose. Esse quadro é completamente tratável e reversível.
Sintomas
• Confusão mental.
• Tremores.
• Fadiga.
• Alterações no sono.
• Dor na parte superior da barriga.
• Fezes incolores.
Conheça a nossa Pós-Graduação em Musculação e Condicionamento Físico: https://bit.ly/2J8J2yz