Você já sabe que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, “não só no Brasil, mas em todo mundo” — destaca uma publicação do governo promovendo o tratamento pelo SUS. No começo de Outubro de 2022, o governo informou que remédios de doenças cardiovasculares e diabetes serão incorporados à Farmácia Popular.
“O governo federal anunciou a inclusão de cinco novos medicamentos para tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes. A previsão é que os remédios estejam disponíveis para a população em até 30 dias e atendam 2,7 milhões de pessoas, segundo o Ministério da Saúde” — destaca a reportagem do Extra.
Leia também:
Isso mostra como é grande o contingente de pessoas que enfrentam diariamente as doenças cardíacas e que precisam fazer uso de remédios para este fim.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia noticiou o aumento do número de mortes por doenças cardiovasculares no primeiro semestre de 2021. E a CNN fez reportagem sobre um aumento de 6,8% no número de mortes: “No Brasil, mais de 230 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2021.”
O presidente do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Evandro Mesquita, afirmou que “não há dúvidas de que as doenças que mais matam no Brasil são do aparelho cardiorrespiratório” — e o cenário é este:
“Em todo o Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas apresentam alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil morrem por ano, o que corresponde a cerca de 30% das mortes de brasileiros” — resume a reportagem da CNN.
Esse cenário não deixa dúvidas acerca da importância de profissionais especializados no atendimento desse público de cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil.
E um dos profissionais mais relevantes é um farmacêutico com um conhecimento farmacoterapêutico mais profundo, plenamente capacitado em patologias associadas e nas técnicas de seguimento dos pacientes cardiológicos.
Conheça a nossa pós-graduação a distância em Farmácia Clínica Cardiológica
O curso de Pós-graduação a distância da USCS em Farmácia Clínica em Cardiologia é uma especialização excelente e direcionada para os profissionais que querem trabalhar com pacientes cardiológicos.
O curso foi concebido para atender a uma necessidade de mercado, onde o farmacêutico se especializa em áreas clínicas específicas para poder atuar com pacientes com necessidades específicas.
A Pós-graduação em Farmácia Clínica em Cardiologia aprofundará o conhecimento do profissional em farmacoterapêutico, assim como patologias associadas e as técnicas de seguimento dos pacientes cardiológicos.
A pós-graduação EAD da USCS em Farmácia Clínica em Cardiologia tem uma carga horária de 420h e tem na matriz curricular disciplinas como: Patologias em Cardiologia, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, Ferramentas de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêuticas, Farmacocinética Clínica, e muito mais.
Se você quer desenvolver uma nova competência profissional, não perca essa chance. Clique aqui e inscreva-se.