A principal diferença entre o PMMA e o ácido hialurônico no preenchimento labial

A principal diferença entre o PMMA e o ácido hialurônico no preenchimento labial

image


O universo da Estética está em constante evolução, fazendo com que os procedimentos estéticos emergentes contem com inúmeras alternativas no modo de realização e produtos a serem utilizados. Um exemplo de procedimento que pode ser realizado de diversas maneiras é o preenchimento labial, muito buscado por pessoas que desejam ressaltar a beleza que possuem.
 
Para a realização do preenchimento labial, duas alternativas de produtos se sobressaem entre as mais escolhidas por profissionais e pacientes. São elas o polimetilmetacrilato (PMMA) e o ácido hialurônico, onde ambos atuam como preenchedores, porém, com algumas diferenças significativas.
 
Continue a leitura e entenda mais sobre os preenchedores.
 
LEIA TAMBÉM:

Como diferenciar o PMMA do ácido hialurônico?

O polimetilmetacrilato, popularmente conhecido como “PMMA”, é uma substância preenchedora que já foi muito utilizada, porém, ao se demonstrar uma alternativa arriscada em razão de desenvolver - a médio e longo prazo - inúmeras complicações, acabou sendo substituída pelo ácido hialurônico, um composto “biocompatível”, isto é, que não apresenta risco de rejeição e complicações.
 
O que é PMMA?
O PMMA se trata de um tipo de preenchedor permanente, muito utilizado na área da estética e em cirurgias plásticas por ofertar resultados permanentes. Essa substância é muito indicada para a realização de correções volumétricas mais significativas, ou em regiões onde o paciente busca efeitos permanentes - fator tanto benéfico, quanto maléfico, visto que, por ser permanente, pode gerar futuras insatisfações, cujo resultado pode ser de difícil correção.
 
O maior atrativo do PMMA é seu baixo custo, em comparativo ao ácido hialurônico, em especial por ser uma substância que não requer retoques e reaplicações futuras. Entretanto, seu resultado a longo prazo pode ser afetado pelo fator do envelhecimento, onde o produto não irá acompanhar as mudanças estruturais faciais e corporais, ocasionando um aspecto menos estético. E, ao tentar remover o produto, pode ocorrer a danificação dos tecidos preenchidos, causando deformação na área preenchida. Além disso, o polimetilmetacrilato pode causar reações após passados anos da aplicação, como por exemplo nódulos e inflamações, ou mesmo problemas vasculares e embolia pulmonar. 
 
O que é ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância biocompatível com o corpo humano, isto é, se trata de uma substância que existe, de forma natural, no corpo humano e, por isso, acaba sendo uma rica fonte de nutrientes, além de fornecer hidratação, vitaminas e mais viço à pele. Assim, torna-se um dos compostos mais seguros e eficientes.
 
Seu caráter natural faz com que, quando utilizado em procedimentos preenchedores, seja absorvido pelo corpo em um prazo de um ano, exigindo uma reaplicação periódica, porém que auxilia na adequação do procedimento às mudanças causadas pelo envelhecimento dos tecidos.
 
Este preenchedor está sendo cada vez mais difundido no meio da estética por oferecer maior segurança durante e pós a realização do procedimento, bem como por apresentar diversos benefícios, tais como restaurar o volume, suavizar linhas e rugas, e conferir maior hidratação e maciez os lábios.
 
Aprovação e regulamentação do uso de preenchedores
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprova o uso de PMMA para fins estéticos e reparadores, porém, atualmente, este produto é pouco utilizado por dermatologistas, cirurgiões plásticos e esteticistas, bem como não tem seu uso recomendado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e nem pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), sendo o composto indicado para uso de preenchimento, o ácido hialurônico.
 

Como funciona aplicação do ácido hialurônico no preenchimento labial?

O primeiro passo do procedimento de preenchimento labial é a realização da anamnese, onde o profissional irá verificar se o paciente possui alguma contraindicação, além de avaliar criteriosamente o rosto e a região dos lábios onde o ácido hialurônico serão aplicados, podendo o profissional fotografar as regiões antes do procedimento para futuros comparativos.
 
Após determinar qual efeito o paciente busca alcançar com o procedimento e alinhar com o profissional suas devidas necessidades, o especialista irá realizar a assepsia do local, bem como irá aplicar um anestésico visando minimizar os possíveis desconfortos que o procedimento pode ocasionar.
 
O procedimento de preenchimento labial, então, é realizado com a aplicação do produto de ácido hialurônico por meio de uma seringa com agulha muito fina, podendo ser injetada no lábio inferior, superior, ao redor dos lábios, ou na parte interna dos lábios. Após isso, com o auxílio dos dedos, o profissional irá espalhar o ácido para que se acomode da melhor forma nos lábios, adquirindo um aspecto homogêneo e evitando o acúmulo do produto em determinada região.
 
O preenchimento labial tem duração média de 20 minutos e após sua realização, o paciente é liberado para dar sequência a sua rotina diária. Entretanto, é fundamental que o paciente retorne após 15 dias para que o profissional avalie os resultados e, caso seja necessário, retoque a aplicação de ácido hialurônico.
 
Contraindicações da realização do preenchimento labial
Especialistas habilitados para realizar o procedimento estético referente ao preenchimento labial, independente do composto a ser utilizado como preenchedor, desaconselham a aplicação de preenchedores em pacientes grávidas ou que estejam em período de amamentação, além de haver, também, a contraindicação para pacientes com feridas expostas, como herpes, acnes ou queimaduras, bem como em pacientes que tenham qualquer tipo de alergia a produtos preenchedores em geral.
 
Apesar de contar com algumas contraindicações para públicos específicos, o preenchimento labial é minimamente invasivo. O maior risco que pode ocorrer durante o procedimento é o profissional, incorretamente, atingir algum vaso sanguíneo com o injetor, pois tal erro médico pode levar à perda do suprimento de sangue na área injetada, ocasionando a morte do tecido. Por isso, é imprescindível que o procedimento estético seja realizado por profissionais especializados e habilitados na técnica, conferindo segurança e assertividade ao paciente.
 

Aprenda a realizar o preenchimento labial com ácido hialurônico na prática

Para garantir segurança e sucesso ao paciente que busca realizar procedimentos estéticos como o preenchimento labial, passa a ser fundamental que profissionais que desejam integrar tal técnica em seus consultórios se capacitem nesta técnica.
 
Na Extensão em Técnicas de Preenchimento Labial - do Iniciante ao Avançado você conta com a assistência direta do coordenador do Núcleo de Estética da Pós USCS, o doutor Rodrigo Fabrizzio, esteticista de renome no mercado da Estética, pronto para te auxiliar no desenvolvimento técnico e prático do preenchimento labial, oferecendo um ensino intensivo ideal para você que deseja se tornar um verdadeiro especialista na realização desse procedimento.
 
O curso de preenchimento labial tem duração de 20h divididas entre aulas teóricas e práticas, em um final de semana repleto de aprendizado, das 8h às 18h. O curso está previsto para ocorrer no dia 24 de maio de 2025, na Rua Martiniano de Carvalho, 170 - São Paulo.
 
Não deixe de conferir a Extensão em Preenchimento Labial e se torne um especialista nesse procedimento tão buscado nas clínicas de estética do mundo!
(11) 2714-5699