Educar uma criança é a tarefa mais complexa e recompensadora que pais, educadores e cuidadores podem vivenciar. É uma experiência única, razão pela qual muitos pais dedicam suas vidas para aprender novas ferramentas e metodologias para aprimorar a educação dos filhos, e é aí que a Psicologia Positiva entra.
O método consiste em trazer para a educação infantil uma abordagem mais humana, deixando de lado ações punitivas, ameaçadoras e as chantagens emocionais. Baseia-se na promoção da autonomia, da autoconfiança e da autoestima das crianças, para educá-las sem usar a agressividade como um instrumento.
VEJA TAMBÉM:
O que é Cultura Maker?
A arteterapia e a reabilitação
O que é uma escola democrática?
A importância da música na educação infantil
A arteterapia e a reabilitação
O que é uma escola democrática?
A importância da música na educação infantil
Consequências de metodologias educacionais punitivas
● Baixa autoestima.
● Medo.
● Insegurança.
● Trauma.
● Culpa.
● Falta de autoconfiança.
● Problemas comunicacionais.
Como consequência desse tipo de educação, a criança pode desenvolver uma série de problemas, como:
● fobias;
● déficits;
● transtornos.
Aplicando a Psicologia Positiva na educação
● Promova um ambiente familiar com um diálogo saudável.
● Exalte a criança quando ela superar seus próprios desafios ou quando ela mostrar seus feitos.
● Traga sempre a criança para perto, converse com ela e explique as consequências de seus atos.
● Seja um bom exemplo para o seu filho; lembre-se de que ele pode repetir suas ações, sejam elas boas ou ruins.
● Seja firme; deixe as regras e os limites claros para a criança.
● O acolhimento dentro do lar é importante, por isso, sempre que a criança causar algo ruim, procure acolhê-la, porém, sem perder a firmeza.
● Jamais rotule a criança; tire esse hábito de sua vida. Na cabeça da criança, os rótulos podem limitá-la, e isso é péssimo. Sempre a estimule a ter boas ações e a superar desafios.
● Aprenda a perdoar a criança quando ela faz alguma coisa que você não aprova. Procure mostrar para ela o quão errada foi sua ação. Jamais a ameace dizendo que irá parar de falar com ela ou qualquer coisa do tipo.
Pós-graduação em Psicologia Positiva e Inteligência Emocional
A Psicologia Positiva e a Inteligência Emocional têm se fortalecido nos diversos contextos de vida.
A Psicologia Positiva é um campo de estudos científicos que abrange as motivações, as virtudes, as emoções positivas e as capacidades humanas, com grande enfoque na felicidade humana. A “PP” tem crescido rapidamente, uma vez que a busca pela felicidade tem se tornado primordial para os indivíduos.
Já a inteligência emocional ganha forças por nortear os relacionamentos intrapessoais e interpessoais, pois garante a capacidade de administrar as próprias emoções e compreender as emoções das outras pessoas, contribuindo, assim, para relações mais saudáveis e para uma maior sensação de bem-estar.
Unindo os conceitos de Psicologia Positiva e de Inteligência Emocional, esse curso proporciona aos participantes um profundo autoconhecimento para a vida pessoal, profissional e para todas as relações humanas.
Saiba mais sobre a Pós em Psicologia Positiva da USCS: https://bit.ly/3gBlCAW