A Psicopedagogia como resposta aos desafios da Educação

A Psicopedagogia como resposta aos desafios da Educação

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Em poucas áreas da sociedade os desafios são tão grandes como na educação. O mundo mudou muito rapidamente no último século, ao contrário dos métodos e ambientes educacionais que se mantiveram praticamente inalterados. Mesmo naquelas escolas onde foram inseridos recursos tecnológicos como internet, tablets e atividades com uso de realidade virtual, os conceitos educacionais ainda são praticamente os mesmos de 100 anos atrás.

A consequência desse atraso é evidente, inclusive nos altos índices de evasão escolar, baixo aproveitamento e formação inadequada de docentes.
 
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Em artigo sobre os maiores desafios da educação básica, a Escola em Movimento lista o modelo distorcido de formação de docentes como um dos principais problemas. “No Brasil, o professor aprende o conteúdo que precisa ensinar, mas não aprende especificamente didática e pedagogia” — diz o artigo.
 
Além disso, os professores são preparados para trabalhar com um modelo ideal de aluno, muito longe da realidade complexa e cheia de conflitos em que estamos inseridos, assim como é diversificada cultural, social e economicamente.
 
 
A lista dos desafios da Educação no Brasil não é pequena, mas podemos citar alguns:
  1. A garantia das aprendizagens e o respeito aos professores. “O primeiro diagnóstico que os professores precisam fazer dos estudantes é do seu bem estar geral porque eles não vão aprender se não estiverem bem” — diz Gina Vieira, formadora de professores da educação básica do Distrito Federal.
  2. O uso das tecnologias digitais. “As tecnologias digitais ampliam possibilidades como todas as ferramentas e, se usadas de forma coerente com o Projeto Político Pedagógico e o currículo da escola, são bem-vindas. O problema é quando viram um fetiche, sendo usadas para ser divertido, para parecer moderno, e na prática não muda ou facilita nada” — diz Helena Singer, socióloga, pós-doutora em Educação e líder da Estratégia de Juventude da Ashoka para a América Latina.
  3. Engajar o corpo docente. “Professores têm o poder de motivar e desmotivar alunos em todas as etapas da Educação Básica” — diz Suellen Bosse, nos lembrando da importância de ter professores realmente motivados.
  4. Conter a evasão escolar. “Dois milhões de crianças e adolescentes de 11 a 19 anos não estão frequentando a escola no Brasil” — informa o Unicef. De acordo com pesquisa realizada pelo Ipec com pessoas de 11 a 19 anos, trabalho infantil e dificuldades de aprendizagem são os principais motivos da evasão escolar.
Ainda poderíamos falar do desafio de tornar o ensino interessante para o aluno, do incentivo à participação de familiares e responsáveis, do combate ao bullying entre os alunos e da importância de trabalhar competências socioemocionais, entre muitos outros desafios.
 
Nesse contexto repleto de dificuldades, a Psicopedagogia surge para entender o processo de aprendizado e mapear as melhores maneiras de construir conhecimento.
 
A Psicopedagogia trabalha com os processos de aprendizagem lidando diretamente com as dificuldades e limitações enfrentadas por alunos e professores, analisando a origem das dificuldades vivenciadas em sala de aula — que pode ter uma causa social, física ou emocional.
 
O nosso curso de pós-graduação EAD em Psicopedagogia Institucional e Clínica tem como objetivo oferecer um trabalho interdisciplinar de aprofundamento das reflexões a respeito de como se tece o processo de conhecimento humano.
 
Você vai se aprofundar nos processos de ensino e aprendizagem, identificar os impasses e aprender como superar todos os desafios através da criação de estratégias específicas para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem, deficiência e distúrbios emocionais que interferem na construção do conhecimento.
 
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