
Entre os dias 11 e 12 de abril, ocorreu o VI Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab, organizado no Brasil por uma série de instituições, entre as quais a USCS, o Inova HC e a Harvard T.H. Chan School of Public Health - uma das instituições de ensino superior de maior prestígio, reconhecida mundialmente por sua excelência acadêmica e forte área de pesquisa.
A USCS contou com mais de 50 participantes representando a Universidade, entre alunos e docentes, divididos em nove equipes, onde entre as equipes finalistas, que irão participar da etapa mundial, destacou-se a docente Luisa Veras de Sandes Guimarães e a estudante Isabela Medeiros.
Continue a leitura para saber mais sobre a participação da USCS no Hackathon.
O que é Hackathon?
O Hackathon compreende um evento de inovações, onde profissionais de equipes multidisciplinares - abrangendo estudantes, docentes e profissionais de Medicina, Engenharia, Ciência da Computação, Economia, Ciências Políticas, entre outras - se reúnem para desenvolverem projetos inovadores de soluções criativas para desafios reais e complexos do sistema de saúde.
Neste evento, os participantes são alocados em equipes e trabalham intensivamente para criar protótipos de novas aplicações objetivando transformar o futuro, além de resolverem problemas específicos ao desenvolver soluções tecnológicas.
USCS chega à final de um dos Hackathons mais prestigiados do mundo
Em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas de São Paulo (Inova HC) e com a Universidade de Harvard, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) integrou a organização do VI Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab, ocorrido em São Paulo, no Hub Inova HC, entre os dias 11 e 12 de abril, cujo tema do ano foi ‘Construindo Sistemas de Saúde de Alto Valor: Alavancando a Inteligência Artificial’.
Neste evento, que ocorre desde 2018, participantes de diversas áreas do saber se reuniram para desenvolver inovações voltadas para os complexos desafios do sistema de saúde em escala global. Este ano, no total, foram ofertadas 250 vagas para participar do programa, contando com a premiação final a incubação do projeto vencedor em Harvard, através do programa BootCamp Venture Incubation.
Dentre as equipes finalistas, destacou-se a presença de duas representantes da USCS, sendo a docente Luisa Guimarães, ministrante da disciplina ‘Empreendedorismo’, no curso de graduação em Ciências da Computação e, também, docente em programas de Pós-graduação em Administração e em Inovação no Ensino Superior em Saúde, e a estudante do terceiro semestre do curso de graduação em Publicidade e Propaganda, Isabela Medeiros. Sendo a equipe em que Luisa e Isabela participaram uma das três selecionadas dentre as trinta participantes, representantes do Brasil.
O grupo finalista apresentou a proposta de um aplicativo gamificado, voltado para pessoas com esclerose múltipla (EM), uma doença que acomete cerca de 2,8 milhões de vítimas no mundo inteiro e, aproximadamente, 40 mil pessoas no Brasil. Essa tecnologia, intitulada “Emma”, objetiva auxiliar no monitoramento contínuo de biomarcadores digitais não invasivos, tais como o rastreamento ocular, expressões faciais, voz, marcha e tempo de reação, dos pacientes para a detecção precoce de agravamentos da doença, além de possibilitarem ao médico especialista um acompanhamento integral sobre a qualidade de vida do paciente para o desenvolvimento de tratamentos mais personalizados.
Os impactos da conquista do Hackathon para o futuro da USCS e de seus alunos
Os projetos finalistas do Hackathon serão apresentados na final mundial para um júri de especialistas de Harvard, onde sairão vencedores até três projetos, que terão a oportunidade de serem incubados no Centro de Inovação de Harvard, transformando as ideias e protótipos em produtos reais. Assim, a USCS, por ser finalista do evento, recebe prestígio e destaque frente a comunidade acadêmica internacional.
Além disso, a mera participação da USCS no Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab possibilita a realização e ampliação da rede de networking com profissionais e acadêmicos de renome internacional, além de oferecer a seus participantes a oportunidade de acrescentar no currículo uma experiência global.
Universidades internacionais buscam parceria com a USCS
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul é conveniada com universidades de mais de 30 países, como Croácia, Cazaquistão, México, Espanha, Romênia, Bulgária, China, Colômbia, Hungria, Itália, Rússia, entre outros, onde sua parceria se estende para diferentes áreas, a exemplo das Ciências Sociais, Medicina e Tecnologia.
A expansão global da USCS objetiva promover a cooperação acadêmica, o intercâmbio de estudantes e professores, além de outras atividades de desenvolvimento profissional, inserindo a Universidade no cenário acadêmico internacional através dos programas de cooperação para os cursos de graduação, pós-graduação (stricto sensu e lato sensu), extensão e pesquisa.
Além disso, essas parcerias estratégicas fornecem o contexto ideal para a articulação de contatos entre instituições nacionais e internacionais, incentivando professores, pesquisadores e alunos a se mobilizarem academicamente, promovendo o incentivo a pesquisa e à educação.
Saiba mais sobre a USCS
A USCS, diminutivo para Universidade Municipal de São Caetano do Sul, é uma instituição de ensino superior que atende não somente a cidade de São Caetano do Sul, onde iniciou sua trajetória educacional, mas no Brasil todo, com campus dispostos pelas maiores cidades do país, objetivando levar um ensino de qualidade para os diversos estados brasileiros.
Fundada em 1º de agosto de 1968, sob o nome institucional de “Faculdade Municipal de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais”, a USCS conta, atualmente, com sete polos com infraestrutura moderna e uma oferta ampla de cursos superiores, desde graduações, pós-graduações e MBAs, até cursos de extensão em diversas áreas do saber, sendo, principalmente, referência nas áreas da saúde e da estética.
Nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu e MBA, a universidade totaliza mais de 250 especializações, abrangendo todas as modalidades de ensino, sendo elas presencial, semipresencial, à distância (EAD) e online/ao vivo, além de ser responsável pela formação de mais de 23 mil profissionais ao longo dos anos, promovendo, também, o engajamento da comunidade mediante clínicas-escola e centros de serviço nas áreas de saúde, direito e psicologia.