Acupuntura e futebol: técnica que ameniza dores e ajuda na recuperação de lesões articulares

Acupuntura e futebol: técnica que ameniza dores e ajuda na recuperação de lesões articulares

image

O que Lionel Messi, Ronaldo Fenômeno, David Beckham e Ronaldinho Gaúcho têm em comum? Além de serem astros do futebol, os quatro já fizeram uso da Acupuntura para lidar com a dor e ajudar na recuperação de lesões. Inclusive, o ex-jogador inglês foi um dos responsáveis pela popularização da Acupuntura nos clubes e seleções de futebol. Na Copa do Mundo do Catar, além de médicos, fisioterapeutas e ortopedistas, praticamente todas as seleções terão um profissional de Acupuntura para atender os jogadores.
 
A Acupuntura foi um dos principais recursos que ajudou Ronaldinho Gaúcho a se recuperar em tempo recorde depois de uma ruptura muscular em 2013.
 
Leia mais: 
 
 
 
 
 
 
O japonês Fumio Takahashi, acupunturista de 68 anos que já era muito conhecido no meio do futebol — atendeu o jogador brasileiro quando ele jogava pelo Barcelona — foi o responsável por deixar o craque em condições de disputar o mundial de clubes daquele ano.
 
A milenar terapia chinesa também é amplamente usada para amenizar dores e ajudar na recuperação de lesões articulares e lesões.
 
“A acupuntura é praticada por meio da aplicação de agulhas especiais na pele, agindo sobre todo o sistema nervoso e atuando na liberação de hormônios como cortisol e endorfina, o que promove alívio da dor” — explica a acupunturista Aparecida Enomoto à Gazeta Esportiva. 
 
Quer saber a importância de se especializar em acupuntura? Assista o vídeo abaixo:

Enomoto observa que, “em casos de tratamento de dores musculares e contusões a acupuntura está frequentemente associada a outras práticas, como fisioterapia, massagens e utilização de bolsas térmicas”. 
 
"A técnica milenar chinesa estimula a liberação de substâncias no organismo como a serotonina, a endorfina e a norepinefrina, que aliviam dores, reduzem inflamações e melhoram a recuperação muscular" — diz o Dr. Antonio Maciel, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de Sergipe à reportagem do UOL.
 
Por isso que seleções e clubes de futebol têm incluído o acupunturista na equipe de apoio aos atletas.
 
Já em 2010, o Corinthians inovou incluindo um Acupunturista na equipe técnica. A justificativa do clube paulista foi que a Acupuntura tradicional contribui na prevenção de lesões dos jogadores e ajuda na recuperação física e muscular — jogadores como Roberto Carlos e Ronaldo Fenômeno já fizeram uso da terapia chinesa.
 
A Acupuntura é amplamente usada também no vôlei, na natação, no tênis e no basquete. No campeonato mundial de vôlei de 2016, “com uma série de lesões em jogadoras importantes no grupo no decorrer do Mundial, o médico da seleção, Julio Nardelli, apelou a tratamentos pouco usuais na equipe, como a utilização de micro correntes elétricas e acupuntura, para recuperar atletas com lesões musculares”. 
 
A fisioterapeuta da Seleção Brasileira feminina de tênis, Claudia Tamachiro, é Acupunturista e Especialista em fisioterapia esportiva. E no basquete, as estrelas na NBA como Kobe Bryant e Shaquille O’Neal já usaram acupuntura para aliviar a dor e maximizar performance
 
Mas nada se compara ao universo do futebol. Na Copa do Mundo no Catar, 36 seleções nacionais levarão 936 jogadores e centenas de profissionais — entre eles, muitos acupunturistas. 
 
Mas, não é apenas o Corinthians ou os grandes astros do futebol que usam a Acupuntura durante eventos gigantescos como a Copa do Mundo. Jogadores de futebol em clubes grandes e pequenos, nadadores e atletas das mais diversas modalidades fazem uso da Acupuntura todos os dias.
 
É por isso que você deveria acessar esse link e se inscrever na pós-graduação da USCS em Acupuntura
 
Seja você também um profissional crucial para ajudar na recuperação e melhorar a performance dos atletas.
 
0800 767 8727 | (11) 2714-5699