Em Boletim emitido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) no dia 03 de outubro, o agronegócio apareceu como responsável por empregar cerca de 28,6 milhões de brasileiros entre abril e junho de 2024, sendo este o maior número registrado desde o ano de 2012.
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.
LEIA TAMBÉM:
- MBA e mestrado: quais as diferenças e qual escolher?
- Inovações no ensino à distância (EaD) em MBA e Pós-Graduação
- Cidades verdes: o futuro dos ambientes sustentáveis nas áreas urbanas
- Paisagismo e biofilia: conheça os elementos essenciais
Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro
Os dados divulgados pela CNA foram apresentados por meio do boletim ‘Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro’, desenvolvido com parceria do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O seguinte informe se trata de uma publicação trimestral que visa abordar aspectos da conjuntura e estrutura do mercado de trabalho do agronegócio do Brasil. O agronegócio é compreendido por quatro segmentos, entre eles:
- Insumo para a agropecuária;
- Produção agropecuária primária;
- Agroindústria (processamento);
- Agrosserviços.
O boletim é elaborado considerando metodologias próprias voltadas para a identificação de atividades que se relacionem ao agronegócio de alguma forma. Após o ano de 2023, com a implementação de uma nova mudança metodológica, as análises gerais de população ocupada (PO) passaram a integrar indivíduos que produzem exclusivamente para o próprio consumo.
Destaques da agroindústria e agrosserviço
Os maiores destaques do boletim divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil foram a agroindústria e os agrosserviços onde, respectivamente, vivenciaram um crescimento de 179 mil pessoas e 815 mil pessoas em comparativo ao exercício de 2023.
Já em comparativo ao primeiro trimestre de 2024, o número apresentou aumento de apenas 0,1%, correspondendo ao total de 40,1 mil brasileiros a mais. Quanto aos rendimentos mensais dos empregados até o momento da pesquisa, estes recuaram em 0,3% quando comparado ao primeiro trimestre do ano.
A mão de obra nestes setores cresceu, sendo impulsionada por diversos fatores, como apontado pelo boletim. Entre eles, observou-se o aumento de trabalhadores com nível educacional mais alto, sendo esta uma tendência que vem sendo percebida em pesquisas desde o primeiro boletim, do ano de 2012. Assim, profissionais especializados tendem a ser mais requisitado por este mercado. Além destes, houve também um aumento na participação feminina nos setores do agronegócio.
Como se especializar no ramo do Agronegócio
A Universidade Municipal de São Caetano no Sul dispõe de várias especializações lato sensu com disponibilidade de Ensino à Distância voltadas para a área do meio ambiente. Para os que desejam se tornar especialistas no ramo, seja para se inserir no mercado ou conquistar melhores oportunidades profissionais, a Pós-graduação EAD em Controle e Monitoramento Ambiental é uma escolha assertiva.
Nessa Pós você encontra uma formação completa para atuar na área ambiental, seja em instituições acadêmicas ou em organizações públicas ou privadas. Ao aprofundar seus conhecimentos em controle e monitoramento ambiental, você se qualifica para compreender e solucionar problemas ambientais.
O curso de especialização em Controle e Monitoramento Ambiental tem duração de 12 meses, sendo inteiramente à distância - com a flexibilidade que você precisa para manter a sua rotina diária alinhada com seus estudos.
Tenha acesso à qualidade educacional que só uma universidade com mais de 55 anos de tradição tem a oferecer e se profissionalize com a acessibilidade que precisa. A Pós em Controle e Monitoramento Ambiental conta com um ensino atualizado e possibilita que o aluno acesse o conteúdo de aulas e materiais auxiliares quando e onde desejar.
Com carga horária total de 360h, o curso tem como alguns destaques na matriz curricular:
- Ecologia e meio ambiente;
- Política e legislação;
- Instrumentos de controle ambiental;
- Princípios de educação ambiental, economia e meio ambiente;
- Monitoramento ambiental;
- Ética e responsabilidade socioambiental;
- E mais!
Transforme seu conhecimento na área e expanda suas possibilidades profissionais com a Pós-graduação EAD em Controle e Monitoramento Ambiental da USCS.