Nos Estados Unidos, uma pesquisa chamada The Kids Are (Not) All Right mostrou que os níveis de tristeza em adolescentes atingiram níveis alarmantes nos últimos anos. O estudo apontou que, no caso das meninas, é muito mais grave: cerca de 57% das adolescentes relataram sentir tristeza profunda e desesperança.
Os resultados são preocupantes e evidenciam a necessidade de se atentar aos cuidados com a saúde mental dos adolescentes. O período da adolescência é um momento de transição e mudanças, o que pode gerar conflitos emocionais e psicológicos. Além disso, a pressão social e acadêmica, a falta de conexão com a família e os amigos, e a exposição excessiva às redes sociais são alguns dos fatores que podem contribuir para o aumento da tristeza nos adolescentes.
Leia também:
A pesquisa também mostrou que os adolescentes que se identificam como LGBTQIA+ têm uma maior propensão a sofrerem com a tristeza profunda e a desesperança, o que evidencia a importância da inclusão e do apoio a essa população.
Diante desses resultados, é importante que a sociedade como um todo esteja atenta e se mobilize para oferecer apoio e suporte aos adolescentes. É preciso que os pais, os educadores e profissionais da Saúde estejam conscientes da importância de cuidar da saúde mental dos adolescentes e oferecer suporte emocional e psicológico a eles. Além disso, é preciso investir em políticas públicas que promovam a saúde mental dos adolescentes e que ofereçam acesso a tratamentos e terapias.
Quer entender mais sobre Psicologia Analítica Junguiana nas Organizações? Assista o vídeo do evento que tivemos na Pós USCS gratuito com alguns professores da área da psicologia.
É evidente a urgência de se cuidar da saúde mental dos adolescentes, oferecendo suporte e atenção a essa faixa etária tão importante e vulnerável. É preciso que toda a sociedade se mobilize para oferecer as condições necessárias para que os adolescentes possam se desenvolver emocionalmente de forma saudável e feliz.
Interessados em melhorar suas habilidades clínicas e seus conhecimentos em Psicologia Analítica, auxiliando no bem-estar dos adolescentes e da população num todo, conheçam a Pós USCS em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana.