No dia 25 de setembro, a influenciadora e apresentadora do podcast ‘PodDelas’ lamentou em suas redes sociais o falecimento de sua cachorrinha, Tilápia. Em sua postagem, a apresentadora apontou o calor excessivo como possível causa do óbito, deixando um alerta para que seus seguidores permaneçam atentos aos sinais vitais de seus pets. Com as altas temperaturas, é de extrema necessidade que os tutores redobrem os cuidados com seus bichinhos de estimação.
Continue a leitura para saber como cuidar dos pets de maneira adequada em períodos de alta temperatura.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo é Classificada Cidade com a Pior Qualidade do Ar no Mundo. Entenda
- ‘X’, antigo Twitter, é Bloqueado no Brasil: Entenda o Contexto Político
- As Redes Sociais e a Construção da Identidade: Como a Geração Z se define na Era Digital
- Anvisa Proíbe Venda de Balas Dori por Risco de Contaminação: Entenda o papel da Vigilância Sanitária
- Como funciona a pós-graduação EAD
Ondas de calor
A onda de calor é quando a temperatura alcança cinco ou mais graus acima da média em um período que passa de cinco dias. Especialistas alertam para tal acontecimento pois a umidade do ar tende a diminuir, causando graves problemas à população e aos animais.
Nesta semana, do dia 22 ao dia 27 de setembro, a condição climática atingiu extremos, em especial no estado de São Paulo. Com temperaturas oscilando entre 36°C e 40°C, as cidades do estado vivenciam um momento crítico na umidade relativa do ar, permanecendo esta entre 12% e 20%, considerando 60% como o limite ideal estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como cuidar dos pets em dias quentes?
Com as altas temperaturas, o cuidado com os pets deve ser redobrado pois as ondas de calor podem ser fatais para os animais. Um pet em hipertermia entra em intermação, podendo desenvolver a coagulação intravascular disseminada - caso clínico onde as plaquetas sanguíneas se agregam e entopem as artérias; isto é, o animal pode vir a óbito. Confira as dicas mais importantes para assegurar a saúde de seu animalzinho:
1. Mantenha seu pet hidratado
É fundamental que seu bichinho se mantenha hidratado, devendo sempre ser estimulado a ingestão de água. Para isso, recomenda-se a distribuição de bebedouros pela casa, mantendo o líquido sempre fresco e em abundância. Uma dica é adicionar pedras de gelo nos potes de água, visando manter a baixa temperatura da bebida por maior tempo.
2. Atenção ao horário dos passeios
Atente-se aos horários em que leva seu pet para passear. Especialistas recomendam passeios pela manhã, antes das 9 horas, ou a tarde, após as 17 horas, quando o sol não está intenso, deste modo, evitando até mesmo que, durante a caminhada, seu animal de estimação queime as patas em calçadas ou superfícies que esquentam facilmente. Além disso, é importante evitar exercícios intensos durante os momentos mais quentes do dia, como por exemplo brincadeiras que exijam muito esforço físico do animal.
3. Proteção solar
Com o sol intenso, é recomendado que o pet tenha livre acesso a sombras em áreas externas e, caso isso não seja possível, é indicado o uso de protetores solares para proteger sua pele sensível, em especial para animais de pele clara e pelos curtos. São os lugares indicados para o uso do protetor as orelhas, focinho, barriga e patas.
4. Ajuste condições de onde seu pet fica
É importante se ater as condições onde seu pet passa a maioria do tempo, buscando fornecer um ambiente menos exposto às altas temperaturas. São as recomendações principais para assegurar uma boa qualidade de vida para seu pet nesses momentos cruciais:
- Permitir ventilação na casa, seja abrindo janelas ou com uso de ventiladores;
- Manter água fresca, trocando-a em diversos momentos do dia;
- Caso leve o pet para um passeio de carro, não o deixe sozinho no automóvel;
- Disponibilizar acesso a superfícies frias, tais como pisos de azulejo ou mantas tecnológicas de gel que diminuem a temperatura corporal do animal.
5. Tosa adequada
Para animais de pelagem longa, é importante manter uma tosa curta em períodos de extremo calor. Deste modo, o pet consegue ficar mais a vontade e mais fresco, além de reduzir a queda excessiva do pelo durante tais períodos.
Mantenha-se atualizado com a Pós USCS
Para se manter atualizado nas notícias mais quentes do momento e conhecer sobre as mais variadas áreas do conhecimento, acompanhe o blog da Pós USCS!
E, caso você queira aprofundar seus conhecimentos em alguma área do saber, não deixe de conferir as especializações à distância oferecidas pela Universidade Municipal de São Caetano. A Pós-graduação EAD da USCS dispõe de mais de 200 cursos que podem ser realizados inteiramente à distância, ideais para você que busca por um ensino de qualidade com a facilidade que só o EAD pode oferecer.
A Universidade Municipal de São Caetano é uma universidade com mais de 55 anos de tradição, contando com os melhores profissionais do mercado compondo o corpo docente, prontos para oferecer um ensino atualizado sobre as mais diversas áreas.
Confira algumas das áreas disponíveis para você se especializar:
Expanda suas possibilidades profissionais com a Pós-graduação EAD da USCS e conquiste melhores oportunidades salariais!