Arteterapia e Cor: Significados e Simbolismo

Arteterapia e Cor: Significados e Simbolismo

image


O pai da psicologia analítica, Carl Jung, grande defensor da arteterapia, utilizava o artifício da cor em seus atendimentos, encorajando seus pacientes a se engajarem com a criação artística, pois notou que o uso da cor era de grande valia para a expressão de partes mais profundas da psique humana.
 
É sabido que as cores possuem grande significado e simbolismo oculto, podendo tanto refletir traços da personalidade do indivíduo, como alterar as percepções deste sobre algo. Ao possuir um conhecimento simbólico profundo sobre as cores, um arteterapeuta consegue compreender fatos, sentimentos e até mesmo mensagens do inconsciente do paciente.
 
Continue a leitura e conheça o significado e simbolismo por trás das cores!
 
LEIA TAMBÉM:

Como vemos as cores?

As cores são “criadas” a partir de duas fontes luminosas, sendo elas a luz solar e a iluminação artificial (lâmpadas). Assim, com o auxílio da luz, permite-se a identificação de um espectro visível de cores, bem como a visualização da combinação de todas as cores (branco), e da ausência de cor (preto).
 
A distinção entre cores ocorre pois, uma vez que as superfícies refletem e absorvem a luz de forma diferente, os raios de luz refletidos chegam aos olhos para processamento. A luz colorida adentra o olho por meio da pupila, atravessando a lente para, então, atingir a parte de trás do olho (retina). Já na retina, há diversos sensores de luz conhecidos como bastonetes e cones - estes serão responsáveis por enviar sinais ao cérebro sobre o que o olho está captando. Os cones, entretanto, identificam somente três cores, sendo elas o vermelho, o verde e o azul.
 
Segundo modelo tradicional voltado para o estudo das cores, estas podem ser divididas em algumas classificações. Entre elas:
 
1. Cores primárias
As cores primárias são chamadas assim pois não há nada que possa ser misturado ou combinado capaz de produzi-las. Com estas cores, entretanto, é possível fazer qualquer outra cor - exceto o branco pois tal cor é uma somatória de todas as outras. São as cores primárias o vermelho (magenta), amarelo e o azul (ciano).
 
2. Cores secundárias
As cores secundárias são formadas pela junção de duas cores primárias. São elas o verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho) e roxo (vermelho + azul).
 
3. Cores terciárias
As cores terciárias são formadas pela mistura entre cores primárias e secundárias. São elas o vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado e o azul-esverdeado.
 

O que é simbolismo da cor?

A cor possui grande simbolismo, quando analisados os seus efeitos a fundo; este simbolismo, porém, pode alterar, a depender de uma cultura ou sociedade em especial, contexto em que aparece, bem como pode possuir simbolismos particulares a cada indivíduo segundo suas próprias experiências pessoais. São alguns dos pontos a serem observados ao analisar o simbolismo de uma cor:
 
1. Significados universais
São significados psicológicos presentes em cores que todos acessam igualmente, apresentando o mesmo significado para todos. Um exemplo é o azul ser uma cor que remete a calmaria, sendo associado ao céu claro e a água.
 
2. Significados culturais
O significado das cores pode alterar conforme a cultura analisada, como por exemplo nas cores associadas a celebrações, onde o branco e prateado associa-se ao Ano Novo, no Brasil, porém, na China, as cores simbólicas deste período são o vermelho e o dourado. 
 
3. Significados pessoais
Por possuir experiências pessoais e memórias ligadas as cores, cada indivíduo pode entender as cores segundo suas vivências. Exemplo disso é uma pessoa ter como cor favorita o vermelho e optar por sempre utilizar roupas nesta tonalidade - não irá significar que a mesma está se sentindo irritada.
 

Seja um Arteterapeuta credenciado com a Pós USCS

Aprofunde seus conhecimentos na simbologia das cores com o curso profissionalizante de Pós-graduação em Arteterapia, desenvolvido pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
 
Nessa Pós você se habilita para aplicar técnicas terapêuticas especializadas, além de adquirir um conhecimento aprofundado nos fundamentos das cores e conceitos da psicologia analítica - ideal para você que deseja oferecer aos seus pacientes um atendimento mais assertivo.
 
Com uma educação sólida e atualizada, o curso de Arteterapia da Pós USCS conta com um corpo docente formado por especialistas que irão fornecer aos alunos da Pós uma formação completa, tendo um diferencial de 100h de estágio supervisionado.
 
A Pós em Arteterapia conta com um ensino presencial em São Caetano do Sul, com 20 meses de duração e carga horária total de 560h. São alguns dos destaques da matriz curricular:
  • Fundamentos da Arte;
  • Fundamentos da Arteterapia;
  • Fundamentos Psicológicos;
  • Fundamentos Psicossociais;
  • E muito mais…
Se torne o profissional dos seus sonhos com a Pós graduação em Arteterapia da USCS e promova uma verdadeira diferença na vida de seus pacientes!
 
A Pós-graduação em Arteterapia da USCS segue os parâmetros instituídos pela União Brasileira das Associações de Arteterapeutas (UBAAT).
0800 767 8727 | (11) 2714-5699