Manter uma alimentação minimamente adequada pode ser considerado um desafio para muitos pais. Muitas vezes, na correria do dia a dia, muitas famílias optam por alimentos ultraprocessados e de fácil preparo. Porém, esse hábito, que é considerado uma facilidade por muitas famílias, na verdade pode comprometer uma vida adulta saudável para as crianças.
É importante criar uma mentalidade de que o alimento saudável é aquele que é de fácil acesso, e não o contrário. Essa mudança de cultura esbarra em questões profundas da obesidade infantil, e essa transformação na visão da sociedade pode impactar no combate aos casos de obesidade.
VEJA TAMBÉM:
Estudo indica que crianças que são forçadas a comer têm maior chance de desenvolver obesidade
Psicologia da alimentação: a influência de outras pessoas em nossas refeições
Nutrição Materno-Infantil: como manter a alimentação das crianças saudável
As especializações na área de Nutrição
Os pais precisam se engajar na causa dos alimentos in natura
Quem decide os produtos que entram em casa e os alimentos que são feitos são os pais. Por isso, os adultos responsáveis precisam fortalecer a cultura dos alimentos in natura dentro da própria casa, pois assim é possível alterar os padrões da sociedade.
Os alimentos que são direcionados para o público infantil, na maioria das vezes, têm uma embalagem mais colorida, chamativa e apelativa. Tudo isso faz parte das estratégias de marketing das grandes marcas para conquistar o público infantil. Especialistas indicam que os pais devem evitar consumir alimentos com esse tipo de apelo e mostrar para a criança os malefícios dos ultraprocessados.
Para os pequenos, é importante manter uma proximidade com os alimentos in natura. Levar as crianças a feiras ou até montar uma pequena horta em casa podem ser ótimas estratégias. O importante é mostrar o quão saborosos e nutritivos são esses alimentos e como tudo isso beneficia a saúde.
Conheça o curso de Pós-graduação em Nutrição Materno-Infantil: http://bit.ly/2Nv4XAp