Você já deve ter ouvido falar que os bebês já nascem sabendo nadar, mas será que essa informação é verídica?
Assim que nasce, o bebê pode fazer vários movimentos que lembram um nadador, pois, na barriga da mãe, ele fica até nove meses dentro de uma bolsa com líquido amniótico que o envolve e o protege de oscilações na temperatura. Esses movimentos feitos pelo bebê não significam, porém, que ele já possui coordenação motora suficiente para nadar sozinho.
A criança só é capaz de desenvolver a capacidade de aprender a nadar a partir dos 3 anos de idade, quando então pode coordenar melhor seus movimentos, equilibrar a cabeça e respirar corretamente.
Algumas instituições oferecem aulas de natação para bebês; porém, se eles só desenvolvem sua capacidade motora a partir dos 3 anos, vale a pena investir nisso?
Sim, pois os bebês ficam na água devidamente supervisionados, em temperatura adequada, e fazem exercícios que os acalmam e estimulam o seu desenvolvimento. Além disso, eles também aprendem a boiar.
Porém, até que os bebês aprendam a nadar sozinhos (na idade adequada), sempre é necessário estarem sob a supervisão de um adulto.