A meditação consiste em uma prática milenar que tem como principal objetivo o ato de centrar-se em si. Isso é facilitado pois, por meio de exercícios especializados de respiração, passa a ser possível atingir estados profundos de atenção. A prática constante da meditação promove mudanças significativas no cérebro, contribuindo para com a saúde e bem-estar do indivíduo que a exerce regularmente.
Continue a leitura para conhecer alguns dos benefícios da meditação.
LEIA TAMBÉM:
- Terapias Alternativas no SUS e a Importância de Profissionais Capacitados
- Como Usar Meditação para Favorecer o Envelhecimento Saudável dos Pacientes
- Como a Meditação Está Reduzindo o Estresse e Ansiedade nas Escolas?
- Diploma EAD é igual ao de Presencial? Conheça mitos e verdades sobre o ensino à distância
Prática da meditação
O ato de praticar meditação com constância traz para o indivíduo inúmeros benefícios, em especial para a saúde mental. Ao meditar, ocorre a melhora do foco e o aumento dos níveis de concentração, colaborando para o surgimento do bem-estar emocional, além de promover melhoria na qualidade do sono e redução dos níveis de estresse.
O ato de centrar-se em si atua reduzindo da ativação do sistema nervoso simpático, responsável pelo sistema de “luta e fuga” do organismo humano. Logo, quando realizado com recorrência, o indivíduo consegue reduzir significativamente os sintomas atrelados a tal sistema.
Benefícios da meditação
Por meio da manutenção do foco de atenção, o indivíduo passa a se alocar no momento presente, se desvinculando de qualquer distração ou pensamentos que pode atrapalhar o processo de centrar-se em si. Confira alguns dos benefícios desta prática:
Qualidade do sono
Um dos maiores benefícios da meditação é a melhoria da qualidade do sono e da redução da insônia, pois a dificuldade em manter uma boa noite de sono está diretamente associada ao estado de hiperalerta. Assim, ao meditar, os níveis de estresse e ansiedade diários reduzem, colaborando para uma noite de sono adequada.
É de extrema importância o combate à insônia pois a privação de sono causa alterações negativas no organismo inteiro, podendo aumentar o risco de doenças tais como diabetes e obesidade. Com o relaxamento promovido pela meditação, a mente se acalma e as tensões do dia são reduzidas (ou mesmo eliminadas).
Ajuda a acalmar
O maior objetivo que as pessoas buscam atingir com a prática meditativa é certamente a diminuição do estresse e da ansiedade. Ao atuar no controle da respiração, a frequência cardíaca, junto da respiração, é desacelerada, reduzindo níveis de cortisol (hormônio responsável pelo estresse). Além disso, quando o indivíduo adentra um estado de mindfulness, os sentimentos de raiva, angústia, preocupação e até mesmo tristeza, se esvaem.
Pessoas que possuem o hábito de meditar regularmente respondem melhor ao estresse cotidiano, enfrentando os desafios surgidos com maior calma e tranquilidade pois conseguem focar no presente, desenvolvendo importantes habilidades para a resolução de problemas.
Aumenta a disposição
A meditação colabora para o aumento da disposição, orientado pelo aumento dos níveis de concentração. Um indivíduo que mantém uma prática meditativa regular, tende a possuir mais atenção para as atividades do dia a dia, tornando-as mais satisfatórias e, assim, melhorando sua produtividade.
Melhora a memória e criatividade
Segundo pesquisas, ao atuar diretamente em níveis psicológicos, a meditação interfere na biologia cerebral. O ato de meditar estimula o crescimento de novas células, aprimorando as regiões cerebrais responsáveis pela aprendizagem, memória, emoções e estresse.
Ao reestruturar os aspectos do cérebro, a meditação pode atuar favorecendo o raciocínio e aumentar a flexibilidade cognitiva, agindo pontualmente nos campos responsáveis pela memória e criatividade. Quando o indivíduo desenvolve a capacidade de entrar em atenção plena durante a meditação, a estimulação cerebral ocorre, permitindo que o mesmo consiga armazenar mais informações adquiridas.
Como aprender a meditar?
Se você deseja aprofundar seus conhecimentos na prática meditativa, aprendendo técnicas especializadas de meditação, não deixe de conferir a Pós-graduação EAD em Docência e Prática da Meditação, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O curso é inteiramente à distância, ideal para você integrar seus estudos na sua rotina diária.
Em uma universidade com mais de 55 anos de tradição, você conta com os melhores profissionais do mercado compondo o corpo docente, prontos para oferecer um ensino atualizado e de qualidade sobre essa prática milenar.
Com carga horária de 380h, em 12 meses, você se torna um especialista em meditação, aprendendo desde os fundamentos tradicionais e milenares desta prática, até conceitos modernos e científicos. Confira alguns destaques da matriz curricular:
- Introdução e história da meditação;
- Bases psicofisiológicas da meditação;
- Meditação clínica;
- Meditação na Yoga e no esporte;
- Saúde mental.
Expanda suas possibilidades profissionais com a Pós-graduação EAD em Docência e Prática da Meditação e se torne um profissional qualificado na prática meditativa.