Com o mercado da área da Estética em constante crescente, a busca pela harmonização facial tem aumentado exponencialmente nos últimos anos visto que eleva a autoestima e, por conseguinte, o bem-estar do público que a procura. Portanto, o mercado carece cada vez mais de profissionais que tenham um conhecimento aprofundado sobre o procedimento estético e que ofereçam a segurança necessária.
Logo, uma especialização em Estética não apenas se faz necessária para agregar valor no currículo, possibilitando uma gama maior de oportunidades no mercado, mas também capacita o profissional para atuar com a feitura de procedimentos complexos como a harmonização facial.
Para se integrar sobre o assunto, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Pós USCS Lança o Novo Curso de Especialização no Procedimento de Toxina Botulínica
- Lançamento do Novo Curso da Pós USCS: Extensão em Intensive Hands On em Estética Avançada
- Alternativas Não Invasivas aos Procedimentos Populares de Cirurgia Plástica
- Habilidades fundamentais para a realização de Harmonização facial
- É Importante Obter Especialização para Atuar em Clínicas de Estética?
O que é harmonização facial?
A harmonização facial compreende um aglomerado de procedimentos estéticos onde o objetivo principal é a promoção do alinhamento e correção dos ângulos faciais, melhorando assim a harmonia do rosto ao realçar características pré-existentes. Além disso, a harmonização facial auxilia no tratamento do envelhecimento facial descrito pela perda da elasticidade da pele, queda dos tecidos, músculos faciais e gordura, rejuvenescendo a pele.
A harmonização facial tende a aumentar significativamente a autoestima do paciente que a busca e, devido a isso, tornou-se um dos procedimentos mais procurados em clínicas estéticas.
Qual profissional pode fazer a harmonização facial?
São capacitados para fazer a harmonização facial profissionais graduados em biomedicina, farmácia, odontologia, fisioterapia, estética, biologia e enfermagem, uma vez que estes integrem seus currículos com algum curso de especialização voltado para esse procedimento.
É de extrema importância que o profissional de medicina estética realize uma análise profunda sobre as verdadeiras necessidades do paciente, avaliando tecnicamente, junto a um dermatologista, a melhor abordagem protocolar para o paciente, alinhando suas expectativas com suas necessidades.
Especializações complementares
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul dispõe de dois cursos profissionalizantes que se complementam na área da Estética, são eles:
- Pós-graduação em Biomedicina Estética; e
- Pós-graduação em Harmonização Facial, Corporal e Saúde Estética
No curso de especialização em Harmonização Facial, o profissional da saúde contará com 12 meses de estudo intensivo nesse procedimento, desenvolvendo habilidades únicas de avaliação e prática aplicável, bem como aprenderá a lidar com possíveis intercorrências que possam surgir durante o tratamento.
Na Pós em Biomedicina Estética, o biomédico obterá uma especialização mais generalista e completa, o capacitando para atuar em diversas frentes da medicina estética. Entretanto, ao unir ambas as especializações, o profissional estará mais capacitado para realizar a prática da harmonização facial em pacientes, além de adquirir maior segurança e confiança para atuar com aplicação de injetáveis.
São alguns dos procedimentos que integram a harmonização facial:
- Preenchedores: Utiliza-se majoritariamente o ácido hialurônico devido ao seu efeito ser imediato, possuindo baixo grau de reação adversa. Suas aplicações voltam-se para regiões a serem preenchidas, tais como lábios, maçãs do rosto, linhas de expressão e olheiras.
- Toxina Botulínica: Atualmente, é o procedimento estético mais popular em clínicas de estética. Seu uso volta-se principalmente para os casos de impedimento de rugas de expressão e arqueamento de sobrancelhas.
- Bioestimuladores de colágeno: Atua na restauração da produção de colágeno no rosto, promovendo maior firmeza para a pele facial.
Em ambas as especializações, o profissional obterá maior desenvolvimento acadêmico e prático nos procedimentos mencionados, se habilitando para melhor atender as necessidades do paciente que o procurar.
Um biomédico com especialização se torna mais qualificado para realizar procedimentos estéticos em pacientes que buscam clínicas visando aumentar sua autoestima e a melhoria do seu bem-estar. Somente a união entre o estudo teórico e a prática da realização desses procedimentos possibilita ao profissional melhorar sua qualidade de trabalho.
Conheça a Pós-graduação em Biomedicina Estética da USCS
A Pós-graduação em Biomedicina Estética da Pós USCS é a melhor alternativa para os profissionais de biomedicina que buscam ingressar na área da estética para obter um aprofundamento técnico na realização de procedimentos clínicos a exemplo da harmonização facial.
A Pós USCS conta com um corpo docente formado por mestres e doutores altamente qualificados em Estética, que irão promover uma abordagem teórica e prática, adequada para suas necessidades. Qualifique-se e faça a diferença na vida de seus pacientes.
Em 18 meses, aprenda tudo o que você precisa para migrar para a área da estética em um curso com matriz curricular completa. Conheça alguns destaques de nossa matriz:
- Introdução a biomedicina estética;
- Eletrotermofototerapias estética;
- Técnicas injetáveis;
- Cosmetologia estética aplicada;
- E muitos outros!
Encontre tudo o que você procura na Pós-graduação em Biomedicina Estética e vem pra USCS, a Universidade que é referência em estética! Aqui você se torna um especialista preparado para atuar como esteticista em clínicas.