“Cabeça de Ozempic”: Saiba quais riscos o uso do remédio para emagrecer pode causar à saúde

“Cabeça de Ozempic”: Saiba quais riscos o uso do remédio para emagrecer pode causar à saúde

image


O medicamento Ozempic se popularizou por levar à rápida perda de peso, sendo muito utilizado por pessoas que desejam uma solução rápida e eficaz no combate à obesidade. Entretanto, o uso excessivo deste remédio, quando utilizado sem acompanhamento e indicação médica, resulta em sérios efeitos colaterais - entre eles, a “Cabeça de Ozempic”.
 
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

Emagrecimento rápido

O Ozempic é o nome de um medicamento referência, desenvolvido pela farmacêutica Novo Nordisk, cujo princípio ativo é a semaglutida. Na bula do medicamento consta que seu uso é destinado para o tratamento de pacientes adultos com diabetes tipo 2, em casos onde o nível de açúcar no sangue permanece muito alto, sendo indicado para uso conjunto a dietas e exercícios.
 
Na lista de efeitos adversos da bula do Ozempic consta a perda de peso e a perda de apetite, sendo os principais efeitos que tornaram esse medicamento tão popular no uso “off label” por pacientes que não se enquadram no perfil da doença mas desejam obter um rápido emagrecimento.
 
Apesar de ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento da obesidade, a semaglutida não deve ser utilizada para fins estéticos sem a orientação e o acompanhamento de um profissional especializado pois pode trazer graves consequências para a saúde, com inúmeros efeitos colaterais - entre eles, a flacidez e a “Cabeça de Ozempic”.
 
O que é a “Cabeça de Ozempic”?
O termo “Cabeça de Ozempic” faz referência a um efeito colateral indireto do uso do medicamento. Por promover o emagrecimento intenso e rápido, em muitos casos o paciente perde massa muscular rapidamente, causando a impressão de desproporcionalidade da cabeça em relação ao corpo. Assim, seu corpo aparenta estar mais magro do que sua cabeça.
 

Ozempic x Saúde: Quais riscos o remédio pode causar à saúde?

Durante o uso do Ozempic, muitos pacientes vivenciam a dificuldade em realizar atividades físicas pois um dos efeitos colaterais do medicamento é a sensação de cansaço excessivo, assim, uma vez que sedentário e ingerindo poucas proteínas, o paciente pode perder radicalmente sua massa magra, aumentando a incidência da flacidez.
 
Em razão da semaglutida ser um composto ativo análogo ao hormônio GLP-1, ela atua diretamente na secreção de insulina pelo pâncreas, auxiliando na regulagem do nível de glicemia. Quando utilizada para o emagrecimento, esse composto é responsável por retardar o esvaziamento gástrico, promovendo a sensação de saciedade por um período maior.
 
Além disso, por atuar no sistema nervoso central, na região do hipotálamo e hipocampo, a semaglutida age nas vias de regulação do apetite, diminuindo a fome e melhorando a saciedade, bem como faz com que o indivíduo opte por uma alimentação mais saudável em razão da alta seleção alimentar.
 
Entretanto, são inúmeros os efeitos colaterais que esse medicamento pode trazer a saúde, com graves riscos, em especial se utilizado sem orientação e prescrição médica. São alguns dos efeitos colaterais mais comuns:
  • Azia;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Desidratação excessiva; e
  • Pedra na vesícula.

Como emagrecer de forma saudável?

O paciente que deseja emagrecer de forma saudável, necessariamente deve contar com o auxílio de profissionais especializados, como por exemplo um nutricionista clínico. É imprescindível que o indivíduo realize acompanhamentos clínicos regularmente, contando com o apoio profissional no desenvolvimento de tratamentos especializados.
 
Pensando em atender às necessidades de nutricionistas que desejam oferecer aos pacientes um tratamento especializado, a Universidade Municipal de São Caetano idealizou a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia. Com essa especialização, o nutrólogo se capacita para colaborar com outros especialistas da área da saúde no desenvolvimento de um plano de tratamento integrado, visando oferecer um atendimento qualitativo ao paciente.
 
A Pós USCS tem os profissionais mais capacitados na área compondo o corpo docente, prontos para, com abordagem completa, te auxiliar a se firmar no mercado de Nutrição Clínica especializada e avançada.
 
A Pós em Nutrição Clínica Avançada é à distância e tem duração de 12 a 18 meses, com carga horária total de 420 horas. Confira alguns destaques da matriz curricular:
  • Nutrição e estética na saúde da mulher;
  • Alimentos funcionais e compostos bioativos;
  • Dcv, diabetes, sm;
  • Obesidade; cirurgia bariátrica;
  • Transtornos alimentares (compulsão alimentar - tcap e ecap).
Melhore suas práticas clínicas com a Pós-Graduação em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietoterapia e se qualifique para transformar vidas.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699