Cannabis Medicinal gratuita pelo SUS já é realidade no Brasil

Cannabis Medicinal gratuita pelo SUS já é realidade no Brasil

image


São Vicente, cidade localizada no litoral de São Paulo, inaugurou o primeiro centro de saúde pública no estado a fornecer terapias gratuitas à base de plantas medicinais, incluindo a cannabis. A lei, sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas em janeiro de 2023, autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol (CBD) na rede pública de saúde do estado.
 
O centro conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos, que avaliam cada caso e prescrevem as terapias mais adequadas. Além da cannabis, o centro também oferece outras plantas medicinais, como camomila, erva-cidreira e hortelã.
 
O centro de saúde pública de São Vicente segue o exemplo do CEC – Centro de Excelência Canabinóide – localizado na cidade de São Paulo, que é o primeiro centro focado em cannabis medicinal do Brasil. O CEC atua na área educacional, com cursos e palestras sobre o tema, e também na área clínica, com uma equipe de médicos especialistas e certificados em medicina canabinóide.
 
Em complemento, o Instituto Articulação de Tecnologias Sociais e Ações Formativas (Adesaf) através do Núcleo de Políticas e Ações sobre Drogas (Nupad), abriu inscrições para o 1º encontro de acolhimento de cannabis medicinal em São Vicente.
 
O evento é destinado a moradores da cidade que tenham ou sejam familiares de pessoas com epilepsia, síndromes epilépticas e transtorno do espectro autista, condições em que o medicamento comprovadamente diminui as consequências clínicas e sociais. No evento, serão apresentadas ações do Nupad e informações sobre possíveis tratamentos à base de cannabis.
 
É importante destacar que a cannabis medicinal é um óleo extraído da planta da maconha e que a lei sancionada autoriza a distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol na rede pública de saúde do estado de São Paulo, desde que os medicamentos tenham o registro prévio na Anvisa e sejam distribuídos a pacientes com laudo e prescrição médica, além de um atestado comprovando que essas pessoas não têm condições de comprar a medicação.
 
O CBD é uma substância extraída da planta cannabis, que não possui efeitos psicoativos e é usada em tratamentos para pessoas com autismo, alzheimer, parkinson e epilepsia, além de doenças e síndromes raras. O custo médio do remédio é de R$ 1.500.
 
Com tudo isso acontecendo, a questão é: por que você ainda não se inscreveu na Pós-graduação da USCS em Cannabis Medicinal?
 
O interesse e a demanda por remédios e tratamentos à base de Canabidiol só vai aumentar. Todos os profissionais da área da saúde que queiram aproveitar oportunidades na sua carreira, devem estar preparados para atuar nessa área.
 
Venha conhecer a pós-graduação da USCS em Cannabis Medicinal e torne-se um profissional de saúde habilitado para trabalhar numa área que cresce rapidamente.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699