COFEN regulamenta sutura simples: veja como isso impacta a atuação dos enfermeiros

COFEN regulamenta sutura simples: veja como isso impacta a atuação dos enfermeiros

image


O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) aprovou a Resolução Nº 731/2023, que regulamenta a realização de sutura simples por enfermeiros. A medida amplia a atuação dos profissionais e representa um avanço na assistência à saúde da população.
 
A resolução define que os enfermeiros estão autorizados a realizar sutura simples em pequenas lesões em ferimentos superficiais de pele, anexos e mucosas. A técnica consiste em unir as bordas de um ferimento com pontos, utilizando agulha e fio.
 
O que muda com a nova resolução?
 
Com a nova resolução, os enfermeiros passam a ter autonomia para realizar sutura simples em situações que antes demandavam a presença de um médico. Isso significa que os pacientes poderão ter seus ferimentos tratados mais rapidamente e com maior agilidade.
 
LEIA TAMBÉM:
 
 
 
 
 
 
Benefícios da medida
 
A resolução do COFEN traz diversos benefícios para a população e para os profissionais de enfermagem. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
 
Redução do tempo de espera por atendimento: Com a ampliação da atuação dos enfermeiros, os pacientes não precisarão esperar por um médico para realizar sutura simples.
 
Melhoria da qualidade da assistência: A resolução garante que os enfermeiros estejam qualificados para realizar sutura simples, com segurança e qualidade.
 
Desafogamento do sistema de saúde: A medida contribui para desafogar o sistema de saúde, liberando os médicos para se dedicarem a casos mais complexos.
 
Qualificação dos enfermeiros para realização de suturas
 
Para realizar sutura simples, os enfermeiros deverão ter treinamento específico e seguir as normas técnicas estabelecidas pela resolução. É vedada, contudo, a sutura de ferimentos profundos, como os que atingem músculos, nervos e tendões.
 
A Resolução Nº 731/2023 considera ferimentos superficiais “aqueles ferimentos corto contusos abertos e limpos que atingem camadas da pele até a hipoderme”.
 
Amplie suas possibilidades de atuação na enfermagem com a Pós USCS!
 
A Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências da USCS irá guiar você por um novo campo de atuação extremamente rico e em ascensão.
 
E o melhor: até o final de janeiro você terá 25% de desconto em todas as mensalidades do curso de Pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências!
 
Através da aquisição de uma formação qualificada, você se capacitará para atuação sistemática e terapêutica nas áreas de estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência urinária e anal:
  • no âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar;
  • na assistência direta ao paciente;
  • na orientação de pacientes e familiares;
  • no treinamento de profissionais da saúde.
A especialização em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências tem como base as diretrizes e recomendações da World Council of Enterostomal Therapists (WCET), órgão internacional responsável pela normatização da especialidade em todo o mundo, e nas recomendações da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (SOBEST).
 
A pós em Enfermagem em Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências tem 20 meses de duração e tem 470 horas de carga horária, sendo 320 horas teóricas e 150 horas de estágio. Matricule-se já e garanta seus 25% de desconto para ampliar sua atuação na enfermagem com qualidade!
(11) 2714-5699