Como a acupuntura pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com Parkinson

Como a acupuntura pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com Parkinson

image


A acupuntura vem ganhando força enquanto tratamento complementar junto a medicina tradicional ocidental por apresentar inúmeros benefícios a pacientes com queixas e diagnósticos diversos - entre eles, a Doença de Parkinson.
 
Para tal doença, a acupuntura é altamente recomendada pois age amenizando, ou mesmo eliminando, sintomas como insônia, depressão, ansiedade e tremores, oferecendo ao paciente a possibilidade de um estilo de vida mais confortável e funcional.
 
Continue a leitura para descobrir como a acupuntura pode ser grande aliada no tratamento de pessoas com Parkinson.
 
LEIA TAMBÉM:

A Doença de Parkinson

O Parkinson é uma doença crônica neurológica e degenerativa, que atua progressivamente, acometendo o sistema motor, sendo mais comum em pessoas da terceira idade. A principal causa desta doença deve-se à diminuição da produção de dopamina em 80%, bem como da lesão de 60% dos neurônios.
 
Segundo dados levantados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo portadoras da Doença de Parkinson, isto é, 1% da população mundial é acometida por tal doença. Já no Brasil, estima-se que aproximadamente 200 mil pessoas possuem a doença degenerativa.
 
Os principais sintomas desta doença se manifestam em tremores, lentidão de movimentos, desequilíbrio, movimentos involuntários, podendo também causar rigidez muscular e alterações na oralidade. Por ser uma doença progressiva, os sintomas iniciam gradualmente e, no início, a doença é silenciosa, sendo os primeiros sinais do Parkinson o cansaço excessivo e sintomas de mal-estar. A Doença de Parkinson também pode agir nos níveis emocionais do paciente, fazendo com que o mesmo se sinta deprimido ou irritadiço.
 
Por ser uma doença crônica e degenerativa, não há cura para tal; entretanto, são diversos os tratamentos que visam amenizar os sintomas visando deixar o paciente o mais confortável e funcional possível. Os tratamentos podem tanto seguir a medicina ocidental, com o uso de medicamentos como a Selegilina, Amantadina, entre outros, como podem contar com o auxílio de terapias complementares, como a acupuntura, que se orienta pela Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
 

Efeito da acupuntura no sistema nervoso

A acupuntura tem se popularizado no ocidente em razão de sua alta resposta positiva enquanto terapia auxiliar para a medicina tradicionalista. Com o uso de agulhas finas, a acupuntura age no estímulo de pontos específicos do corpo, promovendo um tratamento integrativo que oferece o alívio de dores, tensões e a melhoria da saúde mental ao liberar endorfina para o corpo, regulando o fluxo energético do paciente.
 
Podendo ser usada para reduzir ansiedade e estresse de maneira segura, sem os efeitos colaterais encontrados em medicações para tratamento da mesma causa, a acupuntura pode agir na inibição de neurotransmissores como epinefrina, norepinefrina, dopamina e corticosteroides que possam ser maléficas ao paciente. Ao se encontrar mais relaxado, o paciente que passa por um tratamento de acupuntura apresenta mudanças positivas no estado de humor e passam a apresentar maior tolerância à dor.
 
Em estudos realizados visando analisar os efeitos da acupuntura em pacientes de diversos diagnósticos, constatou-se uma elevação nos níveis de endorfina presentes no sangue e nos fluidos cerebrais e espinhais dos participantes. Assim, sendo altamente requerida para o tratamento de diversas doenças, como por exemplo a Doença de Parkinson.
 

Como a acupuntura ajuda pacientes com Parkinson

A acupuntura é uma ferramenta auxiliar fundamental na promoção do alívio dos sintomas causados pelo Parkinson, desde sintomas físicos como tremores, até sintomas emocionais, como a depressão e a irritabilidade. Essa técnica holística da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atua oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes, além de assegurar a saúde e bem-estar físico e emocional destes.
 
Em estudo realizado entre Fevereiro de 2022 e Fevereiro de 2023, no Primeiro Hospital Afiliado da Universidade de Medicina Chinesa de Guangzhou, na China, foi coletado dados de participantes com idades entre 30 e 80 anos, acometidos pela Doença de Parkinson - todos com a queixa comum de insônia, visando avaliar os efeitos da acupuntura sobre a doença.
 
Os participantes passaram por sessões de acupuntura de 30 minutos, em um período de três vezes na semana, durante um mês. Como resultado, a pesquisa apontou que a intervenção com acupuntura promove a melhoria da qualidade de vida, bem como melhora a qualidade do sono - benefícios que se mantiveram mesmo com a interrupção do tratamento.
 
A acupuntura é grande auxiliar no tratamento de inúmeras doenças, sendo especialmente requisitada no tratamento da Doença de Parkinson por promover maior sensação de bem-estar, reduzindo sintomas colaterais da doença como por exemplo tremores, privação de sono e sensações de tristeza.
 

Conheça a Pós em Acupuntura da USCS

Visando oferecer um ensino qualitativo para aqueles que desejam se profissionalizar com uma especialização voltada para o cuidado e tratamento de pacientes fragilizados por doenças crônicas, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul idealizou a Pós-graduação em Acupuntura. Este curso é voltado para os profissionais que buscam adentrar um mercado em constante expansão e que carece de especialistas, contando com uma educação completa compondo a matriz curricular.
 
Sob a coordenação das especialistas em Acupuntura Avançada, Luciana Nagato e Suzete Rossetto, o curso de Acupuntura se destaca por seu conteúdo completo e pela qualidade do corpo docente integrante, todos com ampla experiência na área. Os alunos terão a oportunidade de aprender com os melhores, garantindo uma formação de excelência.
 
O curso tem duração de 20 meses e carga horária total de 470h, sendo 150h de estágio supervisionado e atendimentos particulares.
 
Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
  • Canais de energia;
  • Investigação terapêutica na Acupuntura;
  • Técnicas de Acupuntura;
  • Aplicabilidade da Acupuntura;
  • E muito mais…
Seja o futuro da profissão com a Pós-graduação em Acupuntura e se qualifique para promover um cuidado especializado pautado em práticas milenares voltado para pacientes com Doença de Parkinson.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699