O inconsciente humano possui uma grande complexidade que, em alguns casos, pode ocasionar dissabor - seja o próprio ou o de pessoas que convivem no mesmo meio social. Um dos artifícios utilizados pelo inconsciente para lidar com frustrações internas ou externas do dia-a-dia, e pode acabar se tornando prejudicial para o indivíduo, é a projeção.
Para saber descobrir como a psicologia compreende esse fenômeno, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Aprofunde-se nos conceitos de Jung com o curso gratuito online "Desvende a Psique Humana com Jung"
- O que torna a Psicologia Junguiana diferente de outras abordagens e como conduzir uma sessão?
- Psicologia Analítica Junguiana: o que é e quais os principais conceitos que psicólogos devem saber?
- Jung e o Conceito de Anima e Animus
- Carl Jung e o Poder da Mandala
O que é projeção?
Projeção é um termo que advém da psicanálise, cunhado por Sigmund Freud na década de 1980 e trata-se de um mecanismo que consiste em atribuir a outro indivíduo algo referente a si próprio. Pelos termos literais, é o ato de projetar-se em outro alguém ou de projetar algo que acontece consigo em outra pessoa, inconscientemente. É muito comum escutar, vindo de alguém que se utiliza da projeção, certos comentários negativos e críticos sobre outras pessoas, porém nunca sobre si próprios.
“Projetar” sobre alguém é o equivalente a colocar nesse outro o sentimento que temos e não queremos admitir sobre nós mesmos. Os conteúdos que projetamos são sempre coisas que estamos buscando, mesmo que inconscientemente, expelir de dentro de nós.
O que a psicologia diz sobre projeção?
A projeção é considerada pela psicologia como um mecanismo de defesa encontrado pela mente humana para lidar com problemas individuais que a pessoa possa ter.
Como mecanismo de defesa, a projeção pode aparecer em situações de conflitos afetivos ou emocionais, ou mesmo em conflitos internos, onde a pessoa atribui seus problemas ao ambiente em que vive. Esse mecanismo de defesa, por vezes, é uma maneira que o inconsciente do indivíduo encontra de expelir as emoções e frustrações internas.
Como a psicologia usa a projeção?
Na psicologia, a projeção é utilizada para identificar traços de caráter, motivações, problemas e possíveis frustrações do paciente, uma vez que as projeções de um indivíduo relevam muito sobre o estado da sua psique.
Quando não é feita uma intervenção, a pessoa que projeta pode desenvolver sérias patologias, tendendo a julgar constantemente as pessoas ao seu redor, se tornar extremamente sensíveis a críticas e podem, até mesmo, esquecer de seu próprio inconsciente. Em situações mais severas, o indivíduo pode desenvolver uma falsa imagem da realidade e entrar em delírio paranoico ou adquirir um transtorno narcísico.
A psicologia trata a projeção?
A psicologia analítica possui um papel fundamental para o tratamento das projeções. Somente com a ajuda de um bom profissional, preparado para auxiliar o paciente no processo de autoconhecimento, é que se torna possível identificar os elementos internos em dissonância com o interior pessoal.
A psicologia analítica busca, através da compreensão ampla do inconsciente, entender o indivíduo em sua essência para que assim seja possível prestar um apoio maior.
Pós-graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana
No curso da Pós-Graduação em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana você encontrará um estudo profundo nessa área que irá te preparar para lidar com inúmeros casos clínicos, entre eles o da projeção.
O curso de Psicologia Analítica da Pós USCS tem enfoque na Abordagem de Carl Jung, pai da psicologia analítica, e conta com um corpo docente repleto de profissionais de renome na área que irão te qualificar para transformar sua carreira como psicanalista clínico.
O curso da pós em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, ou à distância, contando com duração de 14 meses e carga horária total de 380h.
O curso da pós em Psicologia Analítica: Abordagem Junguiana pode ser realizado presencialmente em São Caetano do Sul ou em São Paulo, ou à distância, contando com duração de 14 meses e carga horária total de 380h.
Confira alguns destaques do curso:
- Contexto Histórico e Fundamentos da Psicologia Analítica;
- Linguagem Simbólica presente em mitos;
- Técnicas expressivas (interpretação de sonhos, Terapia Sandplay, recursos terapêuticos, etc);
- E muito mais…
Seja a diferença na sua profissão. Venha com a USCS transformar suas práticas terapêuticas!
Aqui na Pós USCS prezamos pelo saber!
Aqui na Pós USCS prezamos pelo saber!
Saiba como adquirir um curso exclusivo e inteiramente gratuito no assunto, especial para você que quer ter o gostinho da Pós em Psicologia Analítica.
Tenha acesso imediato ao curso ‘Desvendando a Psique Humana com Jung’, ministrado pela professora Eugenia Curvêlo, com seis aulas imperdíveis!