Para as crianças, durante a primeira infância, aprender a regular as emoções é um processo complexo e que exige muitas habilidades e auxílio dos pais e responsáveis, demandando atenção, planejamento, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento da linguagem.
Essas habilidade são desenvolvidas em momentos diferentes em cada criança, onde sua capacidade de controlar sentimentos negativos depende não apenas do ambiente em que crescem, mas de fatores genéticos, de seu temperamento natural e de fatores externos, como por exemplo quando faltam necessidades básicas, a exemplo de cansaço ou fome. Entretanto, os pais desempenham um importante papel no processo de ajudar os filhos a aprender a controlar e entender os sentimentos, em especial a ansiedade.
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Compreendendo a ansiedade e o controle
A ansiedade pode ser descrita como um sentimento de desconforto, preocupação ou medo e, apesar de o sentimento de preocupação e nervosismo frente a coisas novas ou desafiadoras ser normal, sentir-se ansioso a todo instante, sem compreender o porquê pode ser angustiante.
Em muitos momentos, é até mesmo difícil identificar o real causados da ansiedade pois o sentimento pode ser constante, ativando os gatilhos de preocupação, ou mesmo pode surgir quando o indivíduo sente-se preocupado com diversas coisas, não possuindo apenas um causador.
A ansiedade pode levar a sentimentos relativos à impotência, onde o indivíduo sente que perdeu o controle da situação por estar com a mente confusa, sem conseguir enxergar os limites entre o que pode e o que não pode controlar. Esta situação pode ser ainda mais desafiadora para crianças.
Entretanto, ao compreender o que está sob seu controle, as crianças conseguem lidar com a ansiedade de forma mais eficaz e, ao saber identificar o que podem mudar e o que não podem, recuperam o controle, conquistando uma sensação de poder sobre a situação, superando, assim, a ansiedade.
Durante este processo, o neuropsicólogo é um dos profissionais que melhor conseguem auxiliar através da orientação, delimitando um plano de ação eficiente, através da avaliação neuropsicológica, oferecendo à criança e a seus pais e responsáveis a possibilidade de superar a ansiedade.
Categorizando suas preocupações
Crianças que estejam passando por situações estressantes e preocupantes tendem a se sentir sobrecarregadas e incertas sobre quais atitudes tomar. Para auxiliar os pequenos a lidar da melhor maneira com esses processos, os especialistas recomendam o desenvolvimento de listas.
Ao anotar suas preocupações, classificando-as entre o que podem e o que não podem controlar, a criança consegue visualizar melhor as situações, conseguindo, assim, direcionar seu foco e energia para o que está, de fato, dentro de seu poder de controle.
Coisas que podem ser controladas
Compreender as coisas que podem ser controladas oferece maior sensação de poder e controle para as crianças, logo, é imprescindível orientá-las sobre o que de fato está sob o controle delas. Confira alguns exemplos:
1. Ações e reações
Mesmo que não seja possível controlar o que ocorre com as pessoas e com o ambiente ao seu redor, as crianças têm o poder de controlar como as situações reverberaram em suas ações e reações, além de poderem controlar o que irão fazer a partir do motivo que engatilhou a ansiedade. Ao compreender isso, passa a ser possível desenvolver o gerenciamento da ansiedade.
Para o controle do que estão sentindo, profissionais indicam técnicas de respiração profunda. Além disso, é importante se afastarem da situação, dando um tempo para poderem avaliar e processar seus sentimentos para, então, tomarem alguma atitude.
2. Pensamentos e atitudes
Os pensamentos influenciam diretamente nos sentimentos e emoções e, embora as crianças não consigam controlar pensamentos negativos que podem surgir em suas mentes, com o auxílio adequado podem aprender a substituí-los por pensamentos positivos e construtivos.
Técnicas especializadas, como por exemplo a reestruturação cognitiva e a prática de afirmações positivas, tendem a ajudar na reformulação do pensamento negativo, melhorando seu modo de pensar.
3. Escolhas em resposta
É importante reforçar para a criança que, apesar de contratempos e desafios, ela ainda possui poder de decisão, podendo escolher como respondem às situações que desencadeiam seus gatilhos.
Dentre as possibilidades, a criança pode optar por pedir ajuda, tentar outra vez ou mesmo recuar para se resguardar e avaliar suas emoções. Saber que há o poder de escolha aumenta sua autonomia e confere maior controle sobre a situação.
Coisas que não podem ser controladas
Se torna fácil superar a ansiedade quando a criança, mesmo caso se confronte com a incerteza de algo que não pode controlar, consegue visualizar e compreender que certas coisas estão fora de seu alcance. Ao identificar tais coisas, a criança passa a se sentir mais aliviada e consegue focar nas partes que realmente estão sobre seu controle. Veja algumas coisas que não podem ser controladas:
1. Comportamentos e sentimentos de outras pessoas
É comum sentir-se ansioso pensando sobre o que outras pessoas pensam e como se sentem, em especial entre crianças e adolescentes. A grande necessidade que muitos têm de se sentir queridos faz com que se sintam inseguros sobre si, o que pode ocasionar a ansiedade.
Entretanto, é importante que as crianças saibam que não há como controlar o comportamento e o sentimento de outras pessoas. Somente conseguem concentrar em si e em seus próprios desejos e necessidades para, assim, desenvolver limites saudáveis em suas relações.
2. Desastres naturais e eventos inesperados
Desastres naturais e eventos inesperados podem ocorrer, muitos deles podem causar desconforto e serem difíceis de lidar, em especial para crianças ainda em processo de aprendizagem sobre o gerenciamento de suas emoções.
O mais importante é ensinar à criança a não se preocupar com o que pode vir a acontecer, mostrando a elas como podem se concentrar no presente. Para isso, há diversas técnicas práticas em Neuropsicologia que podem auxiliar.
3. Experiências e circunstâncias passadas
Há a possibilidade de a ansiedade na criança ser desencadeada por algum evento ou trauma que ocorreu no passado. Para estes casos, é necessário explicar à criança que não é possível mudar o passado, é apenas possível mudar a maneira como pensam e se sentem sobre ele.
Dentre as técnicas que podem auxiliar neste processo, há a reformulação dos pensamentos, objetivando que se concentrem no que podem aprender com as experiências passadas. Os pais possuem papel fundamental durante este processo.
Tratamento para pais de crianças com ansiedade
Ser pai ou mãe de crianças com ansiedade pode ser desafiador pois o mais difícil é descobrir por onde começar, visando oferecer às crianças o suporte e as ferramentas necessárias para lidarem da melhor maneira com sua ansiedade.
A Neuropsicologia, por ser uma área interdisciplinar, consegue oferecer o auxílio necessário para crianças com ansiedade. Por meio da avaliação neuropsicológica, o especialista consegue identificar e tratar distúrbios que afetam diretamente no funcionamento cognitivo do paciente, desenvolvendo planos estratégicos para amenizar os sintomas vivenciados pelo indivíduo.
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