Desmotivação é a consequência de uma necessidade insatisfeita do indivíduo. Algo que ele deseja, mas não tem. E isso lhe causa um grande incômodo, uma pressão que chamamos de desmotivação. A pessoa passa por um grande desânimo.
Por isso, o importante não é driblar a desmotivação, porque mesmo driblada ela continuará lá fazendo pressão sobre a pessoa e, mais cedo ou mais tarde, voltará a pressionar e a desmotivação continuará.
O que fazer então? Qual a solução para essa situação a falta de motivação que é um dos maiores problemas a serem administrados pelos gestores nas empresas? De acordo com uma pesquisa feita pela SERAP consultoria organizacional de São Paulo, 75% dos participantes disseram estar menos motivados hoje do que estavam anteriormente e 60% disseram que só fazem o mínimo para manter o emprego.
Há realmente uma crise de desmotivação que causa grande influência negativa na produtividade e nos resultados.
Não para driblar, mas para superar essa situação só existe uma solução: descobrir qual a necessidade insatisfeita que está pressionando a pessoa naquele momento e levando a essa falta de motivação e realizar ações que possam suprir essa necessidade.
Por exemplo: se o problema da desmotivação é causado por um salário baixo, que não permite que a pessoa atenda a suas necessidades básicas e as da sua família, ele precisa fazer algo para que possa ganhar mais. Se isso não é possível na sua função deve tentar mudar de função. Talvez para isso ele deva adquirir novas habilidades ou conhecimentos através de estudo ou treinamento.
Se a empresa atual não pode lhe oferecer isso ele deve procurar uma nova colocação que o ajude a atender a essa necessidade insatisfeita.
O que é importante é lembrar que motivá-lo é uma tarefa que não pode ser terceirizada para outra pessoa, e normalmente nesse caso o escolhido é o chefe. Nem seu chefe nem ninguém poderá realizar essa tarefa porque uma pessoa não pode motivar outra pessoa. Somente o próprio, que está passando por essa fase de desmotivação, é que poderá detectar qual a necessidade insatisfeita que o está pressionando e tomar medidas para satisfazê-la.
Portanto, para superar o que o deixa desmotivado no trabalho procure descobrir qual sua necessidade está mais insatisfeita e faça algo para atendê-la. Você é o único que poderá fazer isso.