Os antidepressivos são medicamentos psiquiátricos que combatem a depressão, ansiedade, fobias, bulimia e distúrbios alimentares. A ação do remédio em si não cura essas doenças, mas controla e reduz os sintomas.
O remédio equilibra as funções químicas naturais do cérebro, e existe o medicamento certo para cada caso. Pode acontecer no começo do tratamento algumas mudanças de medicamento para ver qual se adapta melhor ao organismo da pessoa.
Como os antidepressivos funcionam?
O antidepressivo tem a função de aumentar e prolongar a atividade de determinadas substâncias químicas cerebrais como a noradrenalina e a seratonina que são reguladoras de humor.
Mas quais são os efeitos colaterais que o medicamento pode causar?
Os efeitos colaterais são náusea, aumento de apetite e ganho de peso, perda de desejo sexual, fadiga, insônia, boca seca, tontura, agitação e irritabilidade.
O uso do antidepressivo aliado a um acompanhamento com um profissional de psicologia é o recomendado para pessoas que se encaixam em um desses quadros tratáveis com esse tipo de medicamento.
Lembrando que só um especialista pode receitar um remédio como o antidepressivo, e o seu uso sem uma prescrição médica pode trazer riscos para a saúde.
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul tem uma série de cursos de Pós-Graduação na área de Psicologia. Cursos como Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicanálise: da teoria á prática, Psicologia Organizacional e muito mais, acesse: https://goo.gl/ykmQ2V