A rotina hospitalar, por contar com uma alta demanda, pede uma liderança gestacional que esteja alinhada com as necessidades da organização institucional. A gestão deve estar preparada para enfrentar desafios além de se empenhar em melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados pelos funcionários.
Como um pilar fundamental da organização hospitalar, o gestor responsável por todo corpo clínico garante que a engrenagem funcione da melhor maneira possível - tanto para pacientes, quanto para funcionários de um hospital.
Para saber mais sobre os pontos necessários para um bom gerenciamento em Urgência e Emergência, continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Curso gratuito em Enfermagem em Urgência e Emergência Pediátrica
- A Importância da Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência
- Enfermagem em urgência e emergência: o que é e qual a função do enfermeiro
- Enfermeiros: Emancipação Profissional Através de um Piso Salarial Justo
- Escassez de Enfermeiros: Desafios e Soluções para garantir a Qualidade da Assistência em Saúde
Gestão de pessoas em organizações hospitalares
Uma boa gestão de pessoas em organizações hospitalares possibilita a criação de um ambiente de trabalho motivador e saudável, permitindo aos funcionários do hospital um trabalho em equipe visando alcançar os objetivos da organização.
A gestão de pessoas em urgências e emergências garante ao paciente o melhor atendimento advindo do profissional de saúde. Por meio da monitoria de uma liderança motivacional, organização de reuniões esporádicas e estabelecimento de metas, o corpo hospitalar consegue desenvolver um trabalho de sucesso.
Um gestor de pessoas em uma organização hospitalar encontra em sua função uma atividade crítica por lidar com vidas - mesmo que em alguns casos seja de maneira indireta -, além de se responsabilizar por um número alto de profissionais da área da saúde de diferentes especialidades e experiências. É imprescindível para o gestor ter habilidades em lidar com problemas complexos e tomada de decisão rápida, em especial quando atuantes em urgências e emergências.
Planejamento e Gerenciamento de Urgências e Emergências
O gerenciamento em urgências e emergências é orientado pelas seguintes etapas dos processos voltados para a organização da instituição:
- Planejamento;
- Monitoramento;
- Avaliação; e
- Revisão.
Essas etapas possuem o intento de organizar metas e serviços, minimizando possíveis intercorrências que possam surgir afetando o funcionamento da organização.
Entretanto, esse trabalho é árduo e complexo, apesar de fundamentais para o bom funcionamento e evolução da instituição
Comunicação integrada
Um dos pilares fundamentais para uma boa gestão de pessoas em organizações hospitalares é a comunicação integrada. Um exemplo onde uma boa gestão com comunicação integrada poderia ter feito a diferença é no mencionado pelo Manual de Sistema de Comando de incidentes - Nível de Operação onde um incêndio, ocorrido na Califórnia, durou treze dias afetando a natureza do entorno, mais de 700 edifícios e ocasionando a perda de 16 vidas. Além disso, o custo total com perdas resultou em mais de 234 milhões de dólares.
Em um ambiente hospitalar, a falta de comunicação integrada pode gerar situações catastróficas e envolver inúmeras vidas no processo. Portanto, um bom gestor deve se manter atento à sua equipe, sempre dialogando e estabelecendo acordos para que a atuação dos profissionais da saúde sejam melhor executadas.
Um bom profissional de enfermagem especializado em urgência e emergência adquire habilidades para atuar com gestão de pessoas em organizações hospitalares. Porém, é sabido que um enfermeiro hospitalar encontra grande dificuldade em manter uma rotina de estudos consoante com sua rotina de trabalho; pensando nisso, a Pós USCS trouxe um curso profissionalizante que conta com a flexibilidade do ensino à distância, a qualidade educacional, que só uma universidade com mais de 55 anos de tradição consegue entregar e a acessibilidade do ensino pois o conteúdo pode ser acessado quando e onde desejar.
Conheça a Pós em Enfermagem em Urgência e Emergência da Pós USCS
O curso de especialização da Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência da Pós USCS é destinado para você, profissional da área de Enfermagem, que está querendo adentrar essa área médica com a facilidade que o ensino à distância proporciona.
O curso é inteiramente à distância e tem duração de 12 meses, com carga horária total de 420 horas, além de possuir uma matriz curricular completa. Confira:
- Gestão de pessoas em organizações hospitalares;
- Políticas públicas de saúde;
- Tecnologia em saúde;
- Epidemiologia e vigilâncias em saúde;
- Suporte básico de vida e socorro de emergência;
- Planejamento e gerenciamento de emergências e sistema de comando de incidentes (ICS);
- Enfermagem em urgências e emergências clínicas e cirúrgicas;
- Enfermagem em urgências e emergências gineco-obstétricas;
- Enfermagem em urgências pediátricas;
- Transporte do paciente crítico e resgate aeromédico;
- E muito mais…
Esteja preparado para os desafios da profissão com a melhor formação do mercado. Não perca essa oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Conheça a Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência e se torne o profissional que seus pacientes precisam.
Faça um curso gratuito em Enfermagem em Urgência e Emergência!
Na Pós USCS levamos sua profissionalização a sério. Para você conhecer a qualidade educacional que oferecemos, confira gratuitamente o curso online Assistência de Enfermagem em Urgências e Emergências Pediátricas e descubra um universo de possibilidades com a Pós USCS.