Como surgiram os Jogos Olímpicos?

Como surgiram os Jogos Olímpicos?

image


O Brasil, como todos sabem, sediará os Jogos Olímpico no Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do evento iniciará às 20h pelo horário de Brasília, e estima-se que o espetáculo seja assistido por 3 bilhões de pessoas ao redor do mundo. 

As olimpíadas são consideradas como o evento esportivo mais importante do planeta por estimular a competição de forma amigável entre os povos dos cinco continentes.

De acordo com a mitologia grega, os jogos teriam se iniciado na antiga Grécia por volta de 2500 a.C. em homenagem ao deus Zeus, pai de Hércules, o idealizador das competições. No entanto, registros históricos apontam que o início das Olimpíadas pode ter ocorrido por volta de 776 a.C., quando atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Os Jogos Olímpicos sempre foram realizados em clima de paz. Na Grécia antiga, os reis de Lia, Esparta e Pissa aliaram-se para que durante os jogos não houvesse guerra em toda a região. A aliança foi realizada no templo dedicado à deusa Hera, localizado no santuário de Olímpia. Daí o termo que dá nome à competição: Olimpíadas.

Algumas mudanças foram moldando o evento com o passar do tempo. A cidade de Atenas foi a primeira a sediar as Olimpíadas da era moderna, em 1896. Participaram do evento 241 atletas de 14 delegações, em nove modalidades. As mudanças incluíram também a periodicidade da ocorrência do evento, que passou a ser de quatro em quatro anos, com exceção dos anos em que ocorreram a Primeira Guerra (1914 e 1918) e a Segunda Guerra (1939 e 1945).

Outro evento esportivo de grande importância também surgiu nesse tempo, os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”. Dois anos após, ganhou também o status de Jogos Olímpicos, com a mesma periodicidade do evento. No entanto, comporta apenas esportes que envolvem neve ou gelo, como hóquei, esqui e patinação. 






0800 767 8727 | (11) 2714-5699