Como trabalhar em um museu? Veja profissões para atuar na área

Como trabalhar em um museu? Veja profissões para atuar na área

image


A área de trabalho em instituições museológicas é vasta e abrangente, possibilitando ao profissional uma atuação em diversas frentes - todas com alto grau de responsabilidade por lidarem de forma direta com patrimônio material e imaterial, portanto, é necessário que o profissional obtenha especializações para melhor conseguirem desenvolver seus trabalhos.
 
O museu, por ser o local destinado à preservação da cultura, história, ciência e arte, abre uma grande possibilidade para que profissionais de diversas áreas possam contribuir de maneira positiva na manutenção e funcionamento da instituição.
 
Para saber mais sobre sobre os campos de atuação nesse setor, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

Áreas de atuação em museu

Museologia
O museólogo é o responsável pelo estudo do museu e tudo que o envolve, como por exemplo a gestão de catálogos e documentação de peças museológicas, além de atuar na área interna, sendo responsável pelo arquivo, bem como é o profissional com responsabilidade institucional designado para cuidar da conservação de acervos históricos, artísticos, culturais e científicos.
 
Entretanto, por possuir uma especialização ampliada, o museólogo também pode atuar diretamente com organização e planejamento de ações culturais, desenvolvendo exposições visando a atribuição de valoração sobre as peças.
 
História da Arte
O historiador da arte, apesar de poder atuar em outros campos que não o museológico, tem o museu como principal área de atuação. Com especialização na contextualização histórica da arte e de museus, junto da profissionalização em técnicas de curadoria, pesquisa e restauro, esse profissional se capacita para exercer diversas funções em uma instituição cultural.
 
Além disso, o historiador da arte, diferente de outras especialidades, pode atuar diretamente com ações educativas em centros culturais, sendo responsável por receber o público e tornar a visitação à exposição uma experiência única, também podendo promover aulas e cursos específicos em acervos museológicos.
 
Curadoria
O curador é o profissional responsável por cuidar de todo o processo que envolve o museu e/ou suas exposições, podendo ser curador de exposições temporárias ou curador da instituição museológica. É responsável por gerenciar todas as exposições existentes no museu e gerenciar a formatação do mesmo, além de cuidar do funcionamento da instituição.
 
Esse profissional atua em diversas frentes, desde o processo criativo e organizacional expositivo, pesquisa até o marketing de exposições. É também o responsável por criar o catálogo da exposição, redigindo textos auxiliares e expositivos sobre a mostra em questão.
 

Leis para trabalhadores de museus

Em Abril de 2024, foi sancionada a Lei n° 14.846, responsável por promover uma alteração na Consolidação das Leis do trabalho de decreto nº 5.452, de 1943, incluindo como medida de proteção o trabalho realizado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação em detrimento da exposição constante desses profissionais com agentes patogênicos.
 

A importância de uma especialização para trabalhar em museus

É importante obter uma especialização para poder atuar em museus pois os profissionais que atuam na instituição possuem grandes responsabilidades ao lidar com patrimônio cultural material e imaterial, logo, uma profissionalização específica capacita esse trabalhador para melhor executar sua função em um museu.
 
Os profissionais que atuam em instituições museológicas desempenham um papel fundamental na sociedade, sendo responsáveis também pela formação conscientizada e crítica da população, além de ser aquele que conecta o povo à sua história e cultura, desenvolvendo uma identidade nacional e individual.
 
Os museus são grandes centros culturais e locais de desenvolvimento econômico e turístico de suas devidas localidades, logo, o profissional que atua em museu também encontra responsabilidade de oferecer uma boa experiência para seus visitantes, independente de sua área de atuação dentro da instituição visto que todas se interligam.
 
Somente com um MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições o profissional se capacita para fazer a diferença na sociedade a partir do contexto histórico-cultural.
 

Chegue mais perto do seu sonho com a nossa Pós: Conheça o curso de MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições

A Universidade Municipal de São Caetano idealizou a Pós-graduação em MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições para que profissionais pudessem encontrar a capacitação necessária para atuar em museus e instituições culturais.
 
A Pós USCS conta com um corpo docente altamente capacitado e especializado nas áreas da museologia onde, através de um ensino sólido e completo, você irá se qualificar para se tornar um profissional de sucesso.
 
Com uma flexibilidade e qualidade que só a Pós EAD da USCS oferece, o curso da Pós em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições é inteiramente online, à distância, contando com duração de 12 meses. A Pós tem carga horária total de 420h e tem como alguns destaques na matriz curricular:
  • Curadoria e organização de exposições;
  • Marketing de museus e técnicas de divulgação para entidades culturais;
  • Museologia e gestão de museus;
  • Mercado de artes, agentes, galerias e casas de leilão;
  • Coleta, restauração e conservação;
  • Estudo da obra de arte: Documentação, inventário e catalogação;
  • Curadoria contemporânea;
  • E muito mais…
0800 767 8727 | (11) 2714-5699