
Prof. Esp. Marília Costa
Profa. do curso de Dança e Consciência Corporal
A disciplina Composição Coreográfica no curso e pos graduacao em dança e consciência corporal, integra o contexto da Dança e Educação, por isso os conteúdos tendem a valorizar a composição sob a perspectiva do processo criativo, que considera o indivíduo como centro da criação. Instiga-se nesta aula a reflexão de estratégias pedagógicas que respeitem as individualidades da corporeidade humana no processo coreográfico, uma disciplina que prioriza sobre tudo a experiência criativa em prol do ato de comunicação. Criação em Dança como possibilidade de estabelecer um diálogo com o mundo, de maneira que se possa percebê-lo, questioná-lo e transformá-lo por meio do movimento.
Compor, um verbo de ação que pressupõe uma organização e legitima as partes em prol de um ato de comunicação. No caso da Dança, a organização sequencial de ações e fatos estruturados no espaço e tempo. A complexidade da composição em Dança, se dá pelo fato de que, enquanto dançamos além dos aspectos formais e técnicos do movimento, estamos também compondo sobre o invisível, é a comunicação subjetiva presente em cada respiração, em cada pulsar, em cada olhar, em cada gesto, em cada movimento.
Por isso, como pré-requisitos para esta disciplina, o aluno deve agir com rigor e abertura para compreender por meio da razão, emoção, sensação e intuição os conteúdos apresentados, como uma atitude que aceita o imprevisível e o desconhecido. A disciplina questiona as fórmulas prontas e previsíveis de criação, apresentando como estratégia à prática da improvisação, como meio de potencializar a expressão criativa e espontânea do bailarino, oferecendo desta maneira ao coreógrafo, recursos infinitos de movimentos e possibilidades criativas.
O conteúdo da disciplina Composição Coreográfica apresenta considerações importantes acerca da corporeidade do bailarino, como lugar em que a experiência do movimento acontece em prol da elaboração de uma composição, logo, a aula apresenta um vasto repertório de práticas corporais que visam despertar o corpo do bailarino à atenção e à criação.
O estudo dos elementos que constituem a dança que são abordados nesta disciplina são: corpo, ações, espaço, dinâmicas e relações, que são apresentados de forma prática e dinâmica, contribuindo ainda mais com o repertório de atividades que o aluno poderá facilmente aplicar em seu contexto de trabalho.
Dentre a vastidão de possibilidades existentes no campo da composição coreográfica, esta disciplina fomenta reflexões teóricas acerca do processo de criação em Dança, compartilha estratégias que potencializam o fazer artístico sob o ponto de vista da experimentação e aborda na prática o estudo dos elementos que constituem a arte do movimento.
Composição Coreográfica, uma aula composta por experiências criativas, que visam despertar a criatividade do aluno, instigando-o a compreensão da criação como lugar de descoberta, que pressupõe um trabalho coletivo, onde a princípio, meio e fim surgem da troca entre coreógrafo e bailarino, exige corpos disponíveis e mentes criativas. E não há regras no fazer, são infinitas as possibilidades.