Conheça 5 verduras e legumes que você pode cultivar em casa

Conheça 5 verduras e legumes que você pode cultivar em casa

image


Cultivar legumes e verduras em casa pode ser uma alternativa mais rentável e saudável, uma vez que eles serão livres de contato com agrotóxicos.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), as hortas domésticas têm sido consideradas uma "fonte cada vez mais importante de alimentos e nutrientes para as famílias pobres das zonas urbanas ou periféricas".
A horta doméstica pode complementar os pratos diários, trazendo nutrientes e vitaminas, bem como fazer bem à saúde mental.

Veja, a seguir, alguns vegetais que você pode cultivar:

Tomate: 

Essa fruta, que consumimos como hortaliça, é um dos alimentos mais fáceis de cultivar para quem pretende iniciar sua horta em casa. O tomate contém vitaminas A, C e E, bem como potássio, fósforo e também antioxidantes.
Em um recente estudo publicado pela revista Medical News Today, o tomate foi considerado como um alimento "funcional", já que, além de suas funções nutritivas, beneficia o organismo, prevenindo doenças crônicas, como problemas do coração, diabetes e câncer.
De acordo com os especialistas, a planta deve ser cultivada em solo profundo, pois desenvolve raízes extensas e grandes. Folhas mais próximas do solo são mais propensas a contaminações e também devem ser eliminadas regularmente. O tomate deve ser plantado em lugares com muita luz e ser regado em pequenas quantidades, apenas algumas vezes por semana.

Cenoura:

A cenoura é fonte de vitamina A, fibras e antioxidantes. 
Faz bem para a visão, além de fortalecer dentes e gengivas, combater a constipação e revigorar as mentes cansadas.
Para cultivá-la é importante sempre manter a terra úmida; porém, quando elas começam a crescer, é possível diminuir a frequência de rega do solo.


As pimentas dão sabor picante acentuado aos pratos e são fontes de vitaminas C e B6, além de fibras, nutrientes, ácido fólico, tiamina e manganês. Todos esses elementos nutricionais, além da capsaicina, que tem efeito analgésico, podem ser encontrados nas pimentas vermelhas, verdes e amarelas.
A melhor época de cultivo é a primavera, pois a planta é sensível ao frio. Também é necessário plantar as sementes a uma distância de 40 a 50 cm entre as plantas, em um solo que receba bastante sol, e regá-las constantemente.

Espinafre:
O espinafre é um alimento muito nutritivo e com propriedades anti-inflamatórias. Além de auxiliar na regulação da pressão arterial, proporciona um melhor funcionamento do metabolismo e benefícios neurológicos. No entanto, não é aconselhável o consumo de modo exagerado, pois pode causar cálculo renal.
Para cultivá-lo, é necessário que as sementes sejam plantadas com espaçamento de 30 cm entre si, ou espalhadas em vasos individuais. O solo precisa estar sempre úmido, e a planta não precisa nem de muito calor nem de muito sol.

Ervilha:

As ervilhas são muito nutritivas e recomendadas para quem sofre de diabetes ou colesterol alto. Elas também atuam como tranquilizante para o sistema nervoso, auxiliando no bom sono.
Deve-se cultivá-las principalmente no outono, pois o clima fresco e sem muito calor é o mais propício a essa planta. Ela se adapta a qualquer tipo de solo e é rica em  minerais (potássio, fósforo, cálcio e ferro), fibras, açúcares, hidratos de carbono, proteínas e vitamina A.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699