Composta por 92% de água e com cerca de 31,25 calorias, a melancia é uma grande aliada em dietas pelo seu baixo teor calórico e alta quantidade de água, o que causa saciedade, pouco ganho calórico, além possuir uma boa dose de vitaminas e minerais.
Alta quantidade de citrulina: Participa de diversos processos metabólicos no nosso corpo.
Criando um efeito diurético e melhorando o fluxo de sangue, o que ajuda a manter o fluxo dentro do coração e melhora a função cardiovascular, beneficiando assim as pessoas cardíacas.
Alta fonte de potássio e ferro: Por conter ferro beneficia essencialmente ao nível da formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular, o que previne a anemia. A fruta também é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.
Alta fonte de vitaminas
Vitamina A: Este nutriente participa de processos regenerativos, crescimento e reparação das células do nosso corpo, como unhas, cabelos, pele, visão e mucosas. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios, mantém ossos e dentes saudáveis, pois influencia no processo de ambos. Por isso, este nutriente é indispensável durante a infância e o desenvolvimento. É essencial também para manter um sistema imunológico forte que nos ajuda a lutar contra as infecções e doenças, pois favorece a produção de defesas e melhora a resposta aos anticorpos. Esta vitamina também participa na criação de membranas que protegem das infecções os órgãos como os pulmões ou o trato digestivo.
Consuma uma fatia média da fruta para suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.
Vitamina C, B e B5: é rica em vitamina do complexo B, principalmente a B5. Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição. A Vitamina C encontrada na melancia ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que podem acelerar o envelhecimento e doenças como a catarata.
Alto teor de Licopeno: Licopeno é um pigmento que dá a cor vermelho-alaranjada aos alimentos vegetais, como tomate, melancia, pimentão vermelho, goiaba, rabanete, entre outros. Os alimentos fontes de licopeno devem ser consumidos diariamente, pois eles são ricos em antioxidantes, o que auxilia na prevenção de diversas doenças como o câncer em especial o de próstata. A melancia contém os níveis mais elevados de licopeno se comparada com qualquer outra fruta ou vegetal (de 15 a 20 mg por porção).
E não é só isso, o chá de suas sementes é indicado para quem sofre com problemas de hipertensão, por conter substâncias vasodilatadoras, o que facilita a circulação do sangue no organismo, além de afastar o indesejável problema da retenção de líquidos.
Vamos aproveitar a chegada da estação da fruta e nos refrescar e nos hidratar mais, consumindo melancia que além de muito saborosa é pouco calórica (tendo de 30 a 32 calorias para cada porção de 100 gramas) e possui um percentual de 90 % de água em sua composição, agindo como hidratante natural, uma saudável opção para o verão cada vez mais quente.