Entrou em pauta no Conselho Federal de Psicologia (CFP) a discussão sobre a jornada de trabalho do psicólogo. Muitas são as discussões acerca do tema, porém agora o CFP está empenhado em aprovar no Congresso Nacional a redução da carga horária do profissional, buscando melhorar a sua qualidade de vida.
Qual é a carga horária do psicólogo?
Pesquisa realizada pelo CFP, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mostrou que 50% dos profissionais tem uma jornada de 40 horas semanais trabalhadas.
VEJA TAMBÉM:
Irritabilidade excessiva pode estar ligada a um quadro de depressão
Curso de Suicidologia para profissionais que querem entender e atuar com vulnerabilidade humana
O suicídio e a automutilação entre jovens brasileiros
Psicologia e a aprendizagem
O conselho defende que essa redução é de suma importância para a melhoria da qualidade de vida e a garantia de melhores condições de empregabilidade para os psicólogos. O CFP tem se engajado na causa, promovendo audiências públicas e debates sobre o tema.
Partindo desse pressuposto, a categoria quer igualar a sua carga horária à dos profissionais de fisioterapia, odontologia e medicina. Além disso, essa mudança precisa ser imposta para garantir a saúde da população e para a proteção da integridade e da qualidade dos atendimentos.
Confira a nota publicada pelo CFP: https://bit.ly/31IqsCs